Mais de três dezenas de concelhos em risco 'máximo' e 'muito elevado'

Sabugal, Guarda, Pinhel, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda e Vila Nova de Foz Coa em risco “máximo” de incêndio.

Mais de três dezenas de concelhos de onze distritos do continente, incluindo Leiria, Castelo Branco e Coimbra, afetados por incêndios, apresentam hoje risco ‘máximo’ e ‘muito elevado’ de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

De acordo com a página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os concelhos de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e Góis e Penela, em Coimbra, afetados por incêndios de grandes dimensões estão hoje em risco ‘muito elevado’ de incêndio.

Vários concelhos, inclusive Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (Leiria), Góis e Penela (Coimbra) e Sertã (Castelo Branco), afetados por incêndios que mobilizam quase três centenas de operacionais estão em risco ‘muito elevado’ de incêndio.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde, em Escalos Fundeiros, no concelho de Pedrógão Grande (Leiria), provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo o balanço mais recente.

Pelas 04:45, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registava 11 incêndios ativos, em cujo combate estavam envolvidos 2.559 operacionais, com o apoio de 880 veículos.

Assim, segundo o IPMA, em risco ‘máximo’ de incêndio estão os concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil, no distrito de Coimbra, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Oleiros, Covilhã, Penamacor (Castelo Branco), Mação (Santarém), Sabugal, Guarda, Pinhel, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda e Vila Nova de Foz Coa (Guarda).

Ainda em risco ‘máximo de incêndio estão os concelhos de Alcoutim (Faro), Marvão, Gavião e Nisa (Portalegre), Sernancelhe, Penedono, Tabuaço, Vila Nova de Paiva, Tarouca (Viseu), Sabrosa, Alijó, Murça (Vila Real), Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Vila Flor, Mogadouro, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Bragança e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo da Roca.

Durante a tarde, a previsão aponta para um aumento temporário de nebulosidade no interior Norte e Centro.

Está também previsto vento fraco, tornando-se do quadrante oeste a partir do final da manhã e soprando temporariamente moderado durante a tarde, em especial no litoral.

Nas terras altas, o vento será moderado do quadrante sul, rodando para oeste a partir do início da tarde.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro e da região Sul, pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e descida da máxima no litoral Norte e Centro e na região Sul, que será acentuada em alguns locais do litoral oeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 18 e 29, no Porto entre 17 e 25, em Vila Real entre 20 e 35, em Bragança entre 18 e 34, em Viseu entre 18 e 33, na Guarda entre 18 e 32, em Coimbra entre 18 e 32, em Leiria entre 16 e 27, em Castelo Branco entre 21 e 36, em Santarém entre 18 e 35, em Portalegre entre 20 e 35, em Évora entre 18 e 36, em Beja entre 17 e 35 e em Faro entre 20 e 26.


Conteúdo Recomendado