Termina hoje a Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural em Almeida

Quanto às atuações musicais, irão subir ao palco o Grupo de Sevilhanas Taconeos da Raia, pelas 15h30, seguindo-se a atuação dos 4 Mens, às 16h30.

Termina hoje, dia 5 de fevereiro, em Vilar Formoso, a 14.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, que visava “atrair visitantes e divulgar recursos cinegéticos e potencialidades locais”.


O certame encontra-se a decorrer no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso e inclui exposições, gastronomia, conferências, concertos, animação e uma rota pelos fornos comunitários do concelho, entre outras atividades.


Para hoje, está preparada uma Largada de Perdizes, organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Almeida e pelo Clube de Caça e Pesca de Vilar Formoso, seguida de uma exposição das peças caçadas, pelas 13h30, na Expo Floresta e Canina.


Quanto às atuações musicais, irão subir ao palco o Grupo de Sevilhanas Taconeos da Raia, pelas 15h30, seguindo-se a atuação dos 4 Mens, às 16h30.


A 14ª edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural de Almeida encerrar-se-á pelas 19h00.


Segundo o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Machado, o evento que vai na sua 14.ª edição tem crescido de ano para ano e tem gerado procura por parte de expositores e das associações locais.


“É um evento que está consolidado para os [habitantes] locais, mas também atrai muitos visitantes que se deslocam da região, do país e também do estrangeiro, mais concretamente de Espanha”, afirmou o autarca.


Devido ao certame, o concelho, situado junto da fronteira, também tem assistido ao aumento anual de atividades cinegéticas (batidas e montarias aos javalis e largadas de perdizes).


“Os clubes têm aberto as portas a novos associados e alguns deles têm investido no nosso concelho, onde compram casas, e deslocam-se ao fim de semana à custa desta atividade [cinegética]”, explicou.


A vertente da pesca “ainda não tem um crescimento” no concelho, mas o município de Almeida tem um projeto para valorização dos recursos hídricos, nomeadamente no rio Côa, e “já há interesse de algumas associações nessa questão”, adiantou.


A 14.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural do concelho de Almeida reuniu mais de uma centena de expositores nacionais e espanhóis e representa um investimento da ordem dos 300 mil euros.


Conteúdo Recomendado