Naturtejo marcou presença na 15.ª Conferência Europeia de Geoparques

A 15.ª Conferência Europeia de Geoparques decorreu em Sevilha (Espanha), entre os dias 23 e 27 de setembro.

Organizado pelo Governo Regional da Andaluzia, a 15.ª Conferência Europeia de Geoparques subordinada ao tema “Geoparques: memória da Terra, futuro para as pessoas” contou com a presença de mais de 400 participantes de todos os continentes, entre os quais se destaca os representantes do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO.

Na ocasião, Carlos Neto de Carvalho, Maria Manuela Catana e Joana Rodrigues apresentaram alguns dos últimos projetos desenvolvidos no território designado pela UNESCO que inclui os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

O Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO encontra-se num período de avaliação e, por isso, no passado mês de julho o território foi visitado por uma missão de avaliadores da UNESCO com o intuito de analisar os progressos dos últimos quatro anos sob esta designação, refere uma nota informativa da Naturtejo.

Os representantes do Geopark Naturtejo participaram ainda na 44ª Reunião da Comissão de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques que decorreu no Geoparque de Sierra Norte de Sevilha. Com uma presença ativa, Armindo Jacinto, presidente do Conselho de Administração da Naturtejo, e Carlos Neto de Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo, participaram na reunião de coordenação da rede, com a direção do Grupo de Trabalho para o Turismo e a preparação da estratégia para a promoção da marca Geoparques UNESCO nas próximas feiras internacionais de turismo.

O Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO integrou a Rede Europeia e Global de Geoparques em 2006 e faz parte do Programa Internacional dos Geoparques da UNESCO desde a sua constituição em 2015.


Conteúdo Recomendado