Intercâmbio Europeu traz à Covilhã 44 jovens oriundos de 5 países

O projeto denominado À Nossa Maneira, consiste num intercâmbio juvenil, que decorrerá no concelho da Covilhã, de 21 a 30 de julho, onde 44 jovens, oriundos de 5 países (Áustria, França, Grécia, Itália e Portugal).

Estes jovens participarão num projeto cujos principais objetivos consistem em promover a prática do desporto e os jogos tradicionais como ferramentas para adquirir hábitos de vida mais saudáveis promotores de inclusão, combater e desmistificar os estereótipos de género na prática do desporto e fomentar a aceitação da diversidade e das diferenças num contexto europeu em que surgem sinais claros de exclusão e intolerância.

Nesse sentido 6 adultos e jovens, estiveram na Covilhã nos dias 21 e 22 de maio numa visita antecipada de planeamento que permitiu partilhar responsabilidades e associar os jovens a todo o processo de planificação, organização e dinamização das atividades.

Em suma, o projeto “À Nossa Maneira” permitirá a aquisição de conhecimentos e competências de um grupo de jovens oriundos de contextos socioeconómicos particularmente vulneráveis, assente numa metodologia de educação não formal, mais concretamente, numa abordagem vivencial em que os jovens terão de assumir responsabilidades, cumprir e dividir tarefas, enfrentar desafios e trabalhar em equipa para atingir um mesmo objetivo. É esperado que, no final do projeto, os jovens alvo de intervenção sejam capazes de evidenciar no seu quotidiano, por atitudes e comportamentos, as competências apreendidas, e que essas competências os ajudem a romper com o ciclo de exclusão e isolamento.

A educação pelo desporto constitui uma ferramenta excecional no caminho da inclusão, pelo que este projeto pretende que os participantes tomem consciência que é possível, independentemente da sua condição física ou contexto social, que cada um pratique desporto «à sua maneira» em função das suas capacidades e aptidões.


Conteúdo Recomendado