Feira Anual e Festa de Santa Eufémia em Celorico da Beira

A vila de Celorico da Beira recebeu a tradicional feira secular e festa de Santa Eufémia, que se comemora anualmente dia 16 de setembro.

Junto à capela de Santa Eufémia vive-se a festa religiosa. Desde os primórdios da sua criação, que esta secular feira (Séc. XVIII), congregou o culto religioso a Santa Eufémia e a atividade mercantil, essencial para o escoamento dos produtos agrícolas e para a venda e compra de gado, característica que se mantém até aos dias de hoje.

Manda a tradição que a Festa comece na véspera, com cultos religiosos (vigília e terço), à noite, na capela de Santa Eufémia e a degustação da afamada sopa de grão, nos restaurantes da vila e, este ano, não foi exceção.

Entre o cheiro das farturas e o cheiro do frango e carne assada, a Avenida da Corredoura encheu-se de gente e de feirantes que durante toda a manhã fizeram as suas trocas comerciais.

Ao início da noite, e a terminar as comemorações da Feira de Santa Eufémia, o Centro Cultural de Celorico da Beira recebeu, o espetáculo “Rouxinol Faduncho”. O humorista português Marco Horácio encarnou o papel de Rouxinol Faduncho, onde durante 90 minutos foi acompanhado pelos músicos que interpretaram as sonoridades do fado.


Conteúdo Recomendado