Guarda recebe seminário sobre música, tradição e paisagens sonoras ibéricas

Investigadores de Portugal e Espanha reúnem-se, nos dias 25 e 26 de setembro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, para refletir sobre as relações entre música, tradição e território.

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove, nos dias 25 e 26 de setembro, na Guarda, o Seminário “Interlocuções entre Música e Tradição: das Paisagens Culturais às Paisagens Sonoras”, que reúne investigadores de diferentes instituições de Ensino Superior e centros de investigação de Portugal e Espanha.

Ao longo de dois dias, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço será palco de uma reflexão interdisciplinar sobre o papel das práticas musicais e sonoras na construção, preservação, transformação e interpretação das paisagens culturais e sonoras dos territórios.

O encontro aborda um conjunto diversificado de temáticas relacionadas com a música tradicional, os processos de patrimonialização, a documentação e valorização do património musical e organológico, as manifestações festivas e as práticas comunitárias, bem como as relações entre tradição e contemporaneidade.

As paisagens sonoras assumem particular destaque no programa, enquanto dimensão fundamental da experiência cultural dos territórios. A partir de diferentes estudos de caso e contextos geográficos e históricos, serão analisados sons e sonoridades, instrumentos e práticas musicais, memórias, formas de escuta e processos de documentação do património.

O impacto da contemporaneidade, da tecnologia e da globalização nas práticas musicais e nas formas de expressão cultural será também objeto de reflexão, procurando compreender de que modo estes processos contribuem para a transformação das identidades de comunidades e lugares.

Apresentação de livro integra programa

O seminário inclui ainda a apresentação do Iberografias nº 52 – “Música e Tradição. Sons, Objetos, Instrumentos e Paisagens”, uma edição do CEI/Âncora Editora, da autoria de Rosário Santana e Helena Santana.

A sessão pretende reforçar a importância da investigação e da divulgação do património musical enquanto espaço de encontro entre memória, criação e conhecimento.

Com uma programação que cruza investigação, debate e divulgação científica, o seminário pretende contribuir para uma compreensão mais abrangente das relações entre música, tradição e território, valorizando a diversidade das expressões culturais e sonoras que caracterizam as paisagens ibéricas e os seus diálogos transnacionais.

O encontro constitui, assim, um espaço de partilha entre investigadores e comunidade, colocando a Guarda no centro da reflexão sobre o património musical e sonoro enquanto elemento fundamental da identidade e da memória dos territórios.

As inscrições e o programa estão disponíveis aqui.

Seminario Cei

Conteúdo Recomendado