Douro Superior espera milhares de turistas nas festividades das Amendoeiras em Flor 

Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, promovem as Amendoeiras em Flor nos dias 9 e 10 de março, e 08 a 17 de março, respetivamente.

Os sete municípios que integram o Douro Superior esperam milhares de visitantes nas festividades das Amendoeiras em Flor, um espetáculo natural que anima a economia rural da região até ao fim de março.

O presidente da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), Nuno Gonçalves, disse hoje que há quatro anos que os municípios que integram este organismo intermunicipal, situado no Douro Superior, elaboram um cartaz festivo conjunto para receber alguns milhares de turistas durante a floração as festividades.

“Nesta conjugação de esforços, há um fim de semana que é dedicado a cada um dos municípios e promovem-se as atividades que se seguirão em todos os concelhos que fazem parte da AMDS”, indicou o autarca.

Com as temperaturas amenas que se fazem sentir, os vales dos rios Maçãs, Sabor, Tua, Águeda, Côa e Douro fazem com que as amendoeiras estejam cobertas de flor, que dão um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso.

Os concelhos de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa promovem as suas atividades gastronómicas, culturais e económicas em articulação com a AMDS.

Aproveitando os tons branco e rosa da paisagem natural que atraem os turistas a este território, cada um dos concelhos envolvidos faz as suas apostas culturais e gastronómicas para os cativar.

Fora do âmbito desta associação de municípios, também os concelhos de Alfândega da Fé e Vila Flor elaboraram os próprios programas que decorrem por esta altura do ano.

A música, a gastronomia, o desporto e diversos certames de produtos tradicionais são os ingredientes para que o mês de março seja “de excelência” neste território junto ao rio Douro.

Segundo Nuno Gonçalves, face a outros anos houve uma mudança no paradigma da organização das rotas e programas das amendoeiras em flor, tornando-se numa atividade turística de rara beleza e não massificada, que pode ser feita em família ou com amigos.

“Longe vão os tempos em que chegavam a estas paragens excursões de autocarros em cada um trazia a sua merenda, comia, bebia e divertia-se à sua maneira. Agora, as coisas estão diferentes: há ofertas de produtos endógenos de qualidade e alojamento em turismo rural”, exemplificou o presidente da AMDS.

Em Carrazeda de Ansiães, o destaque vai para o desfile de Carnaval e o Cortejo Fúnebre em honra do pai da Fartura, que decorre na terça-feira.

Por Freixo de Espada à Cinta, a Feira Transfronteiriça Arribas do Douro e Águeda tem o seu ponto alto no fim de semana de 08 a 10 de março, com o evento a receber cerca 80 expositores oriundos de Portugal e Espanha.

Mogadouro abre as festividades no dia 15 de março com a Feira Franca dos Produtos da Terra e, no último fim de semana de março, recebe a prova de atletismo a contar para o Campeonato Nacional de Montanha “Trilhos de Mogadouro”, entre outras iniciativas.

Já Torre de Moncorvo tem em destaque, no sábado, a Feira do Pão em Cervicais, o mercado “Gosto Flor da Amendoeira” e o Fim de Semana Gastronómico do Borrego do Borrego da Churra da Terra Quente.

Em Vila Nova de Foz Côa, destaque para o concerto com Luís Represas, já no sábado, sendo que no dia 09 sobe ao palco Vírgul e o fecho dos espetáculos estará a cargo do cantor Toy, no dia 10. A Feira Franca começa no domingo e o já tradicional Desfile Etnográfico, agendado para o dia 10, marca o encerramento das festividades.

Por Figueira de Castelo Rodrigo, as festividades começam no dia 08 e prolongam-se até 17 de março e são marcadas pela realização do Festival Pimba, com espetáculos de artistas como Augusto Canário e Quim Barreiros, entre outros.

Miranda do Douro celebra a “Exaltação das Capas de Honras Mirandesas” a 31 de março, que assim encerra as atividades culturais no Douro Superior durante este período das amendoeiras em flor.


Conteúdo Recomendado