Protótipos inovadores da UBI premiados

A Rede de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa denominada por INESPO III (Innovation Network Spain- Portugal), projeto liderado pela Universidade da Beira Interior, selecionou um total de 21 projetos de protótipos, dos quais três são provenientes da UBI.

Três projetos de protótipos da UBI foram premiados no âmbito do PROTOTRANSFER – II Concurso de Protótipos Orientados ao Mercado, enquadrado no INESPO III. A seleção ficou a cargo de uma Comissão Transfronteiriça estabelecida para o efeito, que avaliou um total de 83 candidaturas apresentadas.

No total, foram 21 os projetos/ideias selecionados, dos quais nove deles são portugueses, três originários na UBI, conforme previsto pelas bases do regulamento do concurso. A comitiva da Universidade integrou a comissão de seleção, no passado dia 28 de fevereiro, em Valladolid (Espanha). 

Estes projetos vão beneficiar de um apoio financeiro no valor de 4 mil euros para a materialização dos protótipos, assim como o acesso a programas formativos gratuitos de impulso ao empreendedorismo que se irão desenvolver nos próximos meses, além da cedência de instalações físicas na universidade para o seu desenvolvimento e apoio na sua divulgação.

A Comissão Transfronteiriça, reunida no CECALE – Confederación de Organizaciones Empresariales de Castilla y Léon, considerou assim como excelente a qualidade dos projetos apresentados, assim como a multidisciplinariedade dos seus promotores e a implicação empresarial que apresentaram, tanto em Portugal como em Espanha.

No caso da Universidade da Beira Interior, foram consideradas 13 candidaturas, provenientes das áreas de Engenharia, Ciências da Saúde e Desporto, sendo selecionados os projetos GEOGREEN Testbed (1.º lugar) – Sistema modular que permite a criação de superfícies verdes em fachadas de edifícios; DegraPav (2.º lugar) – Auscultação de Degradações Superficiais de Pavimentos Rodoviários e Aeroportuários; e um sistema para a criação de obstáculos para tapetes rolantes (3.º lugar).

O objetivo deste concurso era impulsionar atividades de transferência de conhecimento, mediante a materialização e o desenvolvimento de protótipos de forma a obter um produto ou um processo com potencial de ser comercializado no mercado. O período de execução dos projetos vencedores será iniciado em março e finalizado a 30 de novembro de 2018.

Esta atividade é apoiada financeiramente pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V, POCTEP 2014-2020, apresentando-se como uma das ações principais promovidas pela rede INESPO III, constituída por um consórcio de nove entidades, liderado pela UBI e onde integram a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, e também os parceiros espanhóis da Fundación General da Universidad de Salamanca, a Fundación General da Universidad de Valladolid, a Fundación General de La Universidad de Léon y de la Empresa, a Universidad Pontífica de Salamanca e o CECALE.


Conteúdo Recomendado