UBI com programa para sobreviventes de cancro da mama

Mamografia

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã retomou esta semana o programa de sessões gratuitas de exercício físico e de estimulação cognitiva para sobreviventes de cancro da mama, informou a instituição.

As sessões acompanhadas do programa Mama Move realizam-se às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 17h30 e as 19h45, no Departamento de Ciências de Desporto da UBI, junto aos pavilhões desportivos, na Covilhã (distrito de Castelo Branco).

A atividade é aberta a toda a comunidade e pretende melhorar a aptidão física e funcional, frequentemente afetada pelos tratamentos associados ao cancro da mama, através de um programa de exercícios específicos.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a instituição explica que o Mama Move procura “colmatar os efeitos secundários associados ao tratamento, como fadiga, diminuição da força muscular, amplitude de movimento, alteração da composição corporal, densidade óssea, capacidade aeróbia e diminuição da qualidade de vida de forma geral”.

Porque a doença e os tratamentos implicam frequentemente também condicionamentos cognitivos e emocionais, existe um programa combinado com o Departamento de Sociologia, com sessões de estimulação cognitiva.

De acordo com a mesma nota, essa vertente “pretende trabalhar, entre outros, os problemas persistentes de concentração e capacidade de raciocínio relatados por cerca de 25% dos sobreviventes do cancro da mama”.


Conteúdo Recomendado