Jornadas do Património na Covilhã encerram com várias propostas para o concelho

No passado dia 26 de setembro, o auditório da Banda da Covilhã encheu-se para acolher a primeira edição das Jornadas do Património Industrial e Técnico.

O primeiro painel debruçou-se sobre o património industrial da cidade, os Bairros operários onde foram apresentadas várias propostas para a sua reabilitação.

Seguiu-se, num segundo momento, uma comunicação sobre os moinhos do concelho que virá a dar origem a uma carta patrimonial sobre este tipo de estrutura. O ciclo de comunicação encerrou com uma abordagem à possibilidade de musealização de espaços mineiros.

Houve ainda lugar para a apresentação do projeto “Canadas da Covilhã “ que se encontra já a ser implementado e que visa a identificação e requalificação destas vias com um importante significado para as comunidades rurais.

O programa destas Jornadas contemplou ainda visitas de estudo à unidade fabril Laneira (dia 26) e ao Couto Mineiro da Panasqueira e Aldeia de São Francisco (dia 27), bem como a apresentação da obra “Bairros da Covilhã”, da autoria de António Garcia Borges (dia 25).


Conteúdo Recomendado