Guarda e Sabugal com risco elevado de incêndio

Doze concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda apresentam hoje risco elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, em risco elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), de Vila de Rei, Castelo Branco, Oleiros, Idanha-a-Nova, Fundão, Covilhã e Belmonte (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Guarda e Sabugal (Guarda)

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na segunda-feira 71 incêndios que foram combatidos por 644 operacionais, com o apoio de 177 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até meio da manhã, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora a norte do Cabo Raso durante a tarde, e nas terras altas.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima na região norte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 22 graus Celsius, no Porto entre 9 e 18, em Vila Real entre 7 e 26, em Viseu entre 6 e 24, em Bragança entre 5 e 26 na Guarda entre 9 e 20, em Castelo Branco entre 9 e 28, em Évora entre 8 e 26, em Beja entre 9 e 28 e em Faro entre 14 e 27.


Conteúdo Recomendado