Geopark Naturtejo implementa marca GEOfood para valorizar tradições alimentares

O Geopark Naturtejo está a implementar a GEOfood, uma marca registada na União Europeia (UE), destinada a ser utilizada por estes territórios classificados da UNESCO.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Geopark Naturtejo refere que um grupo de empresários e gestores de projetos do setor alimentar do Geopark Lauhanvuori – Hämeenkangas da Finlândia, visitou a aldeia histórica de Monsanto, em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

“O grupo teve a oportunidade de conhecer o Menu GEOfood do GeoRestaurante Petiscos & Granitos e o Monsanto GeoHotel Escola. A visita técnica incluiu o ateliê da ‘Geocakes’ (Idanha-a-Nova), onde foram discutidas estratégias de negócio e sustentabilidade, assim como o processo de conceção de geoprodutos”, lê-se na nota.

Os empresários e gestores finlandeses visitaram ainda a Quinta do Vale de Alfaia (Sobral do Campo, Castelo Branco), onde conheceram “as boas práticas de produção agrícola e a queijaria em modo de produção biológica”.

O Geopark Naturtejo tem vindo progressivamente a aumentar o número de parceiros com produtos e menus GEOfood, resultantes de práticas de agricultura e de produção alimentares sustentáveis, que seguem exigentes critérios ambientais.

A Adega dos Apalaches (Roqueiro, Oleiros) é o mais recente parceiro GEOfood no Geopark Naturtejo.

Os cinco geoparques portugueses (Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela) estão a desenvolver e a implementar a marca, através de uma estratégia conjunta de âmbito nacional, em colaboração com o Turismo de Portugal.

Esta estratégia inclui a capacitação e qualificação, promoção, programas educativos e estruturação de experiências e produtos turísticos.

Está ainda a ser criado um clube de consumo GEOfood, na plataforma ‘SmartFarmer’, que integra produtores parceiros de todos os geoparques.

A GEOfood surgiu em 2015, coordenada pelo Magma Geopark, na Noruega, o Odsherred Geopark, na Dinamarca, o Rokua Geopark, na Finlândia, e o Rejkyanes Geopark, na Islândia.

Destina-se a ser utilizada em territórios classificados como Geoparque Mundial da UNESCO e constitui hoje uma rede internacional que reúne vários Geoparques Mundiais da UNESCO, pretendendo promover e valorizar a relação entre o seu singular património geológico e as tradições alimentares locais.

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que integra a rede mundial da UNESCO, inclui os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Um Geoparque Mundial da UNESCO compreende um território bem definido, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.


Conteúdo Recomendado