Geopark Naturtejo recebe selo “Clean & Safe Geoparques” do Turismo de Portugal

O selo aplica-se às actividades e serviços, turísticos e educativos prestados directamente pelo Geopark, onde serão asseguradas as medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória, higiene e limpeza, acrescenta a mesma fonte.

No seguimento da iniciativa “Clean & Safe” lançada em Abril, pelo Turismo de Portugal, com o objectivo de preparar as empresas do sector turístico para a retoma de actividade, no actual contexto de pandemia COVID-19, foi criado o selo “Clean & Safe Geoparques”, ao qual o Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO já aderiu, refere uma nota informativa.


Esta nova categoria foi desenvolvida pelo Turismo de Portugal, num grupo de trabalho que envolve os Geoparques Mundiais da UNESCO Naturtejo, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros e o Geopark Estrela (em fase final de classificação), assim como as respectivas Entidades Regionais de Turismo.


A adesão dos Geoparques ao selo implica o cumprimento das recomendações da Direcção-Geral da Saúde para evitar a contaminação com o SARS-CoV-2, com formação das equipas dada pelo Turismo de Portugal e reorganização dos espaços e serviços, através de um Protocolo Interno, adaptado às especificidades de cada território. No caso do Geopark Naturtejo, o selo aplica-se às actividades e serviços, turísticos e educativos prestados directamente pelo Geopark, onde serão asseguradas as medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória, higiene e limpeza, acrescenta a mesma fonte.


O número de parceiros e associados que cumprem as normas “Clean & Safe” tem crescido diariamente, contando à data com 22 unidades de alojamento e 12 de restauração, prevendo-se que continue a crescer, estando toda a informação disponível no site www.naturtejo.com. Os Postos Turismo nos municípios do Geopark Naturtejo estão também a aderir ao selo, tendo sido recentemente publicadas as normas a adoptar também para o Património Cultural.


A par com este selo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo está a promover o Certificado de Compromisso com o “Destino Seguro e Sustentável”, um protocolo de “Saúde & Segurança Sanitária”, no caso do Geopark Naturtejo disponível para empresas no município de Nisa, o único município localizado na região do Alto Alentejo. Recorde-se que Portugal é o primeiro país europeu distinguido com o selo “Safe Travels” do World Travel & Tourism Council.


Conteúdo Recomendado