Classic Cars Tour é a novidade deste ano da programação do Escape Livre

O Clube Escape livre prevê realizar este ano 16 atividades, das quais nove de todo terreno e quatro de cariz desportivo ou competitivo.

O Clube Escape Livre apresentou ontem o seu calendário para 2019, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, prevendo a realização de 16 atividades, das quais nove de todo terreno e quatro de cariz desportivo ou competitivo.

O primeiro destaque, e uma novidade do clube, é a realização do evento Classic Cars Tour, que decorrerá de 21 a 23 de junho, e que marca a presença dos carros clássicos nas estradas da Beira Interior, num evento que agrega o apoio de vários concelhos, iniciando-se no Fundão, seguindo para Penamacor, Manteigas, Belmonte, e terminando na Guarda.

A segunda grande novidade é o Guarda Racing Days, uma prova desportiva com organização da Câmara Municipal da Guarda e do Clube Escape Livre. A prova decorrerá nos dias 13 e 14 de julho e promete ser um bom cartaz turístico em pleno Verão, afirma a organização.

O Clube Escape Livre abre o seu calendário, como habitualmente, com a festa de homenagem aos pilotos da Guarda, marcada para o Teatro Municipal da Guarda, a 16 de Fevereiro, onde será apresentada a 21ª edição da Gala SPAL.

De 22 a 24 de março, também seguindo a tradição, o Raid do Bucho e Outros Sabores inaugura o calendário TT do ano, somando dez edições a “atrair os aventureiros do fora de estrada ao distrito e à gastronomia beirã e raiana da Freineda”.

Em abril, além da atribuição de mais um Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques a uma IPSS, no âmbito do 6º aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, uma caravana de aventureiros atravessa o Mediterrâneo para o 3º Off Road Bridgestone First Stop Marrocos, entre os dias 25 de abril a 5 de maio.

Em maio, para assinalar a comemoração dos 50 anos do concessionário Matos & Prata, o seu núcleo de clientes proprietários de SUV terão a oportunidade de conhecer alguns recantos da serra da Estrela no 4º Matos & Prata – Evento X, um passeio que acontece no dia 11, com início e términus na mais recente delegação da concessão, situada em Tortosendo, Covilhã. No dia 25 realizar-se-á o Off Road Razão Automóvel, a decorrer entre Sesimbra e Setúbal.

Em junho, realizam-se três atividades, nomeadamente a “8ª Aventura Dacia 4×2” que de 8 a 10 de Junho viaja até ao Alentejo para dar a conhecer as suas planícies, história e gastronomia,  o “Classic Cars Tour”, que se realiza de 21 a 23 de junho, sendo esperados concorrentes de Espanha, Franca e Inglaterra e, por último, a realização do “Rali Bridgestone First Stop Guarda 2019”, nos dias 28, 29 e 30, que decorre entre a Guarda e Trancoso.

No dia 1 de julho será assinalado o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 e, após a prova do Guarda Racing Days, terá lugar a 21º Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, nos dias 20 e 21 de julho.

Em Pinhel, nos dias 24 e 25 de agosto, haverá o duplo espetáculo de Drift, e pelo segundo ano, a prova integra o Campeonato de Portugal de Drift e repete também a atribuição da Taça Internacional de Drift, com pilotos de Portugal, Espanha e França.

Em setembro, de 20 a 22, os SUV Audi realizam um passeio exclusivo, o Audi Off Road Experience, tendo como centro de operações o Agua Hotels de Mondim de Basto e como palco as montanhas e trilhos do norte do país.

No mês de outubro, serão realizados dois eventos, o XVI Off Road Bridgestone ACP (de 11 a 13) e o 8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience (25 a 27).

O calendário encerra em novembro, com o 3º Raid TT Vinhos da Beira Interior, um evento aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e SUV 4×4, que dá a conhecer os néctares e sabores de Pinhel e da Beira Interior, nomeadamente através da visita à Feira Beira Interior – Vinhos e Sabores.

 

CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES 2019

16 de Fevereiro
21ª Gala SPAL – A nossa selecção de pilotos
Festa de homenagem aos pilotos do distrito da Guarda que se destacaram nas diversas modalidades do desporto motorizado ao longo do ano anterior, onde também é feito o reconhecimento de algumas personalidades. A Gala volta a realizar-se no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, acompanhado de um espectáculo de humor e ironia, aberto à comunidade em geral.

22 a 24 de Março
10º Raid do Bucho e Outros Sabores
O mais gastronómico dos passeios do Clube Escape Livre está de parabéns. Em 2019 assinala dez anos de aventuras a privilegiar o distrito da Guarda. Nesta edição, um novo percurso revela extraordinárias paisagens beirãs. O programa tem como centro de operações o Hotel Vanguarda e inclui uma etapa entre a Guarda e S. Pedro do Rio Seco, além do almoço que integra o Concurso de Provas do Bucho Raiano. O Domingo cumpre a tradição de rumar à aldeia de Freineda, para a recriação histórica das invasões francesas, junto ao antigo quartel-general de Lord Wellington, e o almoço e Festa do Bucho e de outros sabores raianos.

25 de Abril a 5 de Maio
3º Off Road Bridgestone First Stop Marrocos
A terceira edição da maior expedição do Clube Escape Livre ao Reino de Marrocos tem a Mercedes-Benz Classe X como carro oficial e é aberta a todas as marcas e modelos 4×4. O programa privilegia visitas ou passagem em Tânger, Chefchaonuen, aldeias típicas, com a sua gastronomia e cultura, a Floresta de Cedros com os seus macacos, na região de Azrou, e Marrakech, entre outros pontos. Destaque ainda para os desafios TT no Médio e Alto Atlas (a mais de 3000 metros de altitude), nas gargantas do Dadés e do Todra, no deserto do Sahara, com jantar e acampamento, e o percurso ao longo do rio Draa, o maior de Marrocos. Uma aventura que poderá ser repetida em 2020.

28 de Abril
Entrega do Prémio Solidário TBM
No Dia Mundial do Sorriso e pelo sexto ano, o Clube Escape Livre atribui novamente um prémio solidário no valor de mil euros a uma IPSS do concelho da Guarda. Pelo terceiro ano consecutivo, este prémio tem a denominação e o patrocínio da empresa Transportes Bernardo Marques. A acção constitui-se como o primeiro dos dois momentos que marcam o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050.

11 de Maio
4º Matos & Prata Evento X
Pela quarta vez, e no ano em que assinala o seu 50º aniversário, o concessionário da BMW Matos & Prata reúne os seus clientes e amigos num novo evento organizado pelo Clube Escape Livre, desta vez dando a descobrir novos trilhos na serra da Estrela, por diferentes encostas. Com partida nas mais recentes instalações da concessão, em Tortosendo, a caravana de SUV visita o Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, a queda de água do Poço do Inferno, a nascente do rio Mondego, o Museu do Pão em Seia, onde decorre também o almoço, e a passagem no parque de aerogeradores da Vide, antes do regresso a Tortosendo.

25 de Maio
Off Road Razão Automóvel
O Off Road Razão Automóvel é o primeiro passeio todo terreno para todos os que acompanham a Razão Automóvel. O primeiro Off Road Razão Automóvel decorre entre os concelhos de Sesimbra e Setúbal, com a Serra da Arrábida como pano de fundo, e pretende reunir leitores, seguidores e demais aventureiros com viaturas 4×2 e 4×4 num dia de descoberta paisagística que ficará para a memória. O passeio terá início e fim na Quinta do Perú – Casa do Pinheiro Manso e privilegia as visitas ao Santuário Nossa Senhora do Cabo e à Quinta da Bacalhôa. O almoço no Clube Naval de Sesimbra, com vista sobre a marina será mais um dos bons momentos de convívio entre entusiastas e a equipa que diariamente coloca online todas as notícias da Razão Automóvel. As diversas experiências fora de estrada irão culminar num fabuloso sunset ao som de um Dj. Depois de um ano de parceria, a Razão Automóvel rendeu-se aos eventos do Clube Escape Livre e tem o seu primeiro evento destinado à interação entre a equipa e os seus leitores.

8 a 10 de Junho
8ª Aventura Dacia 4×2
A família de aventureiros Dacia continua a crescer e a descobrir as capacidades dos seus SUV. Destinada aos modelos Duster 4×2 e 4×4 e ao Sandero Stepway, a oitava edição viaja até ao Alentejo. A partir do Évora Hotel, unidade de 4 estrelas, as planícies, as paisagens, a cultura e a gastronomia alentejanas serão irresistíveis. No programa está a visita ao centro histórico de Évora, ao Museu do Barro, no Redondo, Reguengos de Monsaraz e aos seus reconhecidos vinhos, e Vila Viçosa, entre outros.

21 a 23 de Junho
Classic Cars Tour
A presença de carros clássicos nas estradas da região pela mão do Clube Escape Livre continua em 2019, com a primeira edição do Classic Cars Tour. Fundão e Guarda são as cidades do início e fim do evento, a que se juntam passagens e visitas em Penamacor, Belmonte e Manteigas. O Museo de Historia de Automocion de Salamanca é parceiro do Clube e participará com cerca de uma dezena de viaturas clássicas espanholas.

28 a 30 de Junho
Rali Bridgestone First Stop Guarda 2019
O Rali da Guarda volta a realizar-se no Verão e dá a conhecer a região aos representantes e jornalistas ligados ao sector automóvel, desde pilotos e antigos pilotos, representantes das marcas automóveis, jornalistas e outros convidados. Em 2019, a descoberta turística contempla os concelhos da Guarda e Trancoso.

 

 


Conteúdo Recomendado