Ciclo de Cinema “5+1: as nossas escolhas e a vossa” em Seia

Um ciclo intimista onde se refletem as escolhas e as preferências dos elementos do Núcleo Cinéfilo de Seia.

O 7A SENA – Núcleo Cinéfilo de Seia retoma já esta semana a sua atividade com o Ciclo de Cinema “5+1”, um ciclo trimestral construído a partir das escolhas individuais dos elementos do núcleo e do próprio público. A obra “Ondas de Paixão”, do polémico realizador Lars Von Trier, abrirá o ciclo, amanhã, dia 14 de janeiro, às 21h30. As sessões serão de entrada livre e decorrerão no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.
“A ideia de desenvolver um Ciclo de Cinema a partir das escolhas individuais de cada elemento do Núcleo surgiu naturalmente: trabalhamos juntos neste projeto há aproximadamente um ano. Une-nos o gosto pelo cinema (e pela cultura em geral) e muita vontade de contribuir ativamente para a cena cultural local. Mas não deixamos de ser 5 elementos distintos, com personalidades, vivências, maneiras de ser e estar diferentes, o que se reflete, necessariamente, nos nossos gostos e preferências cinematográficas” refere uma nota informativa. Neste sentido o Ciclo de Cinema 5+1 é um “ciclo em que decidimos expor um pouco da nossa intimidade, partilhar com o público filmes que revelam um pouco sobre cada um de nós, como quem partilha um segredo com um amigo” acrescenta a mesma fonte.
Na sessão inaugural, será exibida a escolha pessoal de Luis Silva Santos: a obra “Ondas de Paixão”, realizada em 1996 pelo polémico Lars Von Trier. O realizador dinamarquês foi um dos impulsionadores do dogma 95, um movimento realista fundado em Copenhaga em 1995 que, propondo um conjunto de regras – o Voto de Castidade – se propunha a “mudar” o cinema. Em “Ondas de Paixão”, Von Trier, apesar de não cumprir integralmente estas regras, recorre frequentemente a planos-sequência, opta pelo uso de câmara à mão e por uma imagem deliberadamente de baixa resolução, opções que conferem ao filme uma invulgar sensação de realismo e uma estética muito própria. O filme arrebatou dezenas de prémios e nomeações em festivais internacionais de cinema um pouco por todo o mundo (maioritariamente melhor filme, melhor realizador, melhor atriz e melhor cinematografia), de entre os quais há a destacar o Grande Prémio do Júri e a nomeação para a Palma de Ouro no Festival de Cannes (1996), bem como a nomeação para o Oscar de melhor atriz para Emily Watson, em 1997.
O ciclo de cinema 5+1 regressará a 28 de Janeiro, com a escolha pessoal de Sérgio Viana, “O lado selvagem”, de Sean Penn (2007).


Conteúdo Recomendado