GNR resgata coruja-do-mato em Seia

Coruja Mato

Comando Territorial da Guarda, através dos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Gouveia resgatou, no passado dia 12 de abril, uma coruja-do-mato juvenil (strix aluco), na localidade de Vila Chã, no concelho de Seia.

A operação resultou na sequência de um alerta por parte de um funcionário de uma empresa de pneus daquela localidade, a dar conta de que o animal se encontrava caído nas imediações daquela empresa. Os militares da Guarda deslocaram-se para o local e efetuaram o seu resgate. Após a recolha, a ave foi transportada para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, para recuperação e posterior libertação no habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.


Conteúdo Recomendado