Em comunicado, a CDU refere que a cabeça de lista é enfermeira na Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Seia da Unidade Local de Saúde da Guarda e é dirigente Sindical do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Ilda Bernardo é membro da direção Regional da Guarda do PCP, foi vice-presidente da Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra (Gouveia) e “tem obra poética publicada em diversas coletâneas”, segundo a fonte.
Para a presidência à Assembleia Municipal de Gouveia, a escolha da CDU recaiu sobre Miguel Leitão, de 74 anos, engenheiro mecânico e engenheiro de manutenção e controlo de sistemas.
O candidato é natural de Moimenta da Serra e é eleito da CDU na Assembleia da União de Freguesias de Moimenta da Serra e Vinhó, naquele concelho.
“Sob o lema de ‘Trabalho, Honestidade e Competência’, o projeto autárquico da CDU que estes candidatos corporizam defende a valorização dos trabalhadores, a valorização do serviço público municipal e a valorização dos serviços públicos (valorização do serviço nacional de saúde, defesa da escola pública e funções sociais do estado), combatendo a desresponsabilização do Estado central através de processos de transferência de competências e encargos para as autarquias locais”, refere a CDU em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a fonte, a CDU “defende a garantia de acesso à fruição e criação cultural, a defesa do ambiente, defesa do património natural e cultural e promoção e apoio ao desporto”.
“A defesa intransigente da valorização do transporte público e defesa da água pública, contra a sua transformação em negócio corporizada pela criação da APdSE [Águas Públicas da Serra da Estrela]; a defesa e valorização dos baldios, do ordenamento da floresta e a aposta no investimento nas infraestruturas do concelho, no direito à habitação e na defesa de uma verdadeira política de descentralização que promova o desenvolvimento da região”, são princípios da candidatura da CDU ao município de Gouveia.
O município de Gouveia é presidido, desde 2013, pelo social-democrata Luís Tadeu.
O atual executivo municipal é composto por cinco eleitos do PSD e dois do PS.
As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.