600 atletas esperadas em prova de trail running em Aguiar da Beira

Corrida e caminhada colocam em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais, contribuindo ainda para reflorestação do concelho.

Está esgotada a 6ª edição do Trail do Míscaro, que se realiza, no próximo domingo, dia 24 de novembro, pelas 10 horas, na vila de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Seis centenas de atletas, de norte a sul do país, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais.
As modalidades de Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) vão reunir 350 atletas, enquanto que a caminhada vai juntar 250 pessoas. Por cada participante, a organização vai dor uma árvore para a florestação do concelho. Iniciativa que, nos últimos dois anos, já contribuiu para a plantação de mais de 500 árvores autóctones no território.

“O Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao concelho. Este ano são mais 200 pessoas que na edição anterior, número recorde e que poderia ser superior. Foram muitos os pedidos que infelizmente tivemos de rejeitar, afim de conseguirmos garantir a qualidade do evento.”, referiu a organização.
É, também, “uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural, com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’, afirma a organização, que este ano viu todos os recordes de participação serem batidos. Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”, que se realiza nesse fim de semana novembro.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal.


Conteúdo Recomendado