UBI promove Pós Graduação em Hidrologia e Climatologia

Trata-se da única formação dedicada ao termalismo em Portugal e tem candidaturas abertas até 15 de julho.

A Universidade da Beira Interior (UBI) desenvolve, no próximo ano letivo, mais uma edição da Pós Graduação em Hidrologia e Climatologia, a única do país nesta área. O curso não conferente de grau é organizado em parceria com a Associação de Termas de Portugal e destina-se a formar profissionais para o sector termal.
Entre as saídas profissionais dos pós graduados contam-se as funções de diretores clínicos, diretores técnicos e diretores laboratoriais, na medida em que o curso proporciona conhecimentos e capacidades para a prática diária em múltiplas e diversas vertentes num setor em franca expansão, no âmbito da saúde, lazer e bem-estar.
Pretende, assim, capacitar médicos para exercerem funções clínicas nos estabelecimentos termais, bem como outros técnicos de saúde, por forma a assegurarem o apoio aos cuidados de saúde. Noutro plano, tem como objetivo capacitar agentes que assegurem a responsabilidade e a gestão dos recursos hidrominerais nos estabelecimentos termais e/ou em Spa’s e preparar agentes da área da química hidrológica e ambiental para garantirem os recursos hidrominerais, de forma a manter a qualidade da água e, consequentemente, o bem-estar dos utentes.
As candidaturas estão abertas até dia 15 deste mês para diplomados em medicina, enfermagem e fisioterapia, geologia e em engenharias geológica, do ambiente e civil, bem como em química, bioquímica, engenharia química, engenharia biológica e ciências farmacêuticas.
A formação é dirigida pelo docente do Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil, Victor Cavaleiro, e vai funcionar no âmbito do Departamento de Ciências Médicas. Tem início previsto para 16 de setembro em regime b-learning, com as sessões presenciais, às sextas-feiras e sábados, no Centro de Formação Interação UBI/Tecido Empresarial (CFIUTE) e em estâncias termais dos diferentes associados da Associação das Termas de Portugal.


Conteúdo Recomendado