Turistrela quer investir 30 milhões de euros para renovar zona da Torre na Serra da Estrela

Está prevista a criação de um observatório, de residências científicas, de lojas e de um teleférico.

A zona da Torre, na Serra da Estrela, que atualmente tem construções muito degradadas, vai ser reabilitada/renovada, ganhando como que uma nova vida. Em causa está um investimento de 30 milhões de euros, estando prevista a criação de um observatório, de residências científicas, de áreas comerciais e de um teleférico para ligar três aldeias do maciço central: Penhas da Saúde, Alvoco da Serra e Loriga. Um projeto que deverá ficar concluído nos próximos cinco anos.

Segundo o Expresso, a Turistrela, concessionária turística da montanha, quer demolir as construções abandonadas, recuperar as torres da Força Aérea e ordenar a circulação rodoviária, com a construção de um teleférico e a recuperação urbanística de três aldeias.

Citado pela publicação, Rui Pinto Guilherme, autor do projeto, adiantou que o teleférico será o ponto de acesso a um “edifício circular, de impacto ambiental nulo, e que vai aproveitar a rede de túneis que foi criada para fazer a ligação entre as torres militares”.

Trata-se de um projeto que prevê “a valorização do património existente e a construção de um observatório Torre 360°, a partir da reabilitação das três torres existentes, e a construção de um novo corpo circular que funciona com elemento de ligação entre as diferentes construções”, explicou.

Um novo e grande edifício que ocupará 4.694 m2
O mesmo responsável adiantou que o novo edifício a ser construído terá “uma ocupação 4.694 metros quadrados (m2)”, acolhendo “os turistas que se desloquem à Estrela, áreas de restauração, residências temporárias e um pequeno espaço comercial”.

O arquiteto, que trabalhou 25 anos em ambientes de neve, salientou ainda que o novo edifício funcionará como um “miradouro 360° e será um marco arquitetónico da serra, à semelhança dos existentes noutros locais”. De referir que está ainda prevista a construção, abaixo da Torre, de três novos hotéis, uma galeria comercial e um hospital privado.


Conteúdo Recomendado