Teatro Cine de Gouveia reabre a 12 de abril com concerto de Mafalda Veiga

Mafaldaveiga

O Teatro Cine de Gouveia reabre no dia 12 de abril após obras de requalificação com um concerto de Mafalda Veiga, num espaço renovado que pretende ser transformador, anunciou a Câmara Municipal.

Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia de Gouveia refere que a programação cultural e as sessões de cinema vão regressar aquela que é a “sala de espetáculos, por excelência, do concelho”, que após obras de reabilitação reabre “para um futuro que se pretende culturalmente transformador, democrático e eclético”.

A Câmara espera que, num ano em que o equipamento comemora 82 anos, o Cine Teatro de Gouveia, agora renovado, alcance “um concreto reposicionamento no panorama cultural nacional”.

A integração da sala de espetáculos na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, salienta a autarquia, irá permitir o desenvolvimento de projetos de forma sustentada e mais apoiada.

“A aprovação desta candidatura efetuada pelo município de Gouveia vem também confirmar a qualidade do espaço, que desde 13 de novembro de 1942, prima por oferecer ao público uma programação diversificada e uma agenda de relevo”, assinala a nota.

A Câmara revela que nos próximos quatro anos, o Teatro Cine de Gouveia, no distrito da Guarda, desenvolverá o projeto de programação cultural e artística “LÍNGUA”, que integra propostas das artes performativas, numa relação com o espaço, o tempo e a comunidade.

“Procuram-se trajetórias de intervenção e de transformação, adotando uma estratégia de educação cultural sistémica, potenciada pela permanência regular de artistas no território, a desenvolver no concelho de Gouveia, entre 2024 e 2027”, descreve a autarquia.

O projeto “LÍNGUA” pretende desenvolver um paradigma de intervenção, participação e educação artística no território das Beiras e Serra da Estrela, fortalecendo a relação Interterritorial e uma visão integrada e coparticipativa.

Depois da reabertura, no dia 12 de abril, com o concerto de Mafalda Veiga, com o mais recente trabalho “Geografia Particular”, o Teatro Cine de Gouveia recebe no sábado, dia 13 de abril, a peça “Eu! Krapp…” da Companhia de Teatro Sou Só, com o ator Daniel Rocha.

A agenda para este trimestre inclui ainda a 17.ª Edição do Festival Gouveia Art Rock 2024, nos dias 3, 4 e 5 de maio.


Conteúdo Recomendado