Almeida: Feira Medieval na Aldeia Histórica de Castelo Mendo este fim de semana

Castelomendo

A Aldeia Histórica de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, recebe no fim de semana mais uma edição da Feira Medieval, evento importante na estratégia da Câmara Municipal para atrair visitantes ao território.

“Está dentro da estratégia que o município tem vindo a implementar em criar eventos que possam servir de âncoras ao turismo, nomeadamente à restauração e à hotelaria”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado.

O autarca salienta que têm vindo a ser feitos investimentos e alterações ao evento, com a introdução de algumas novidades, para atrair os visitantes habituais, mas também novos públicos nacionais e internacionais, como turistas vizinhos espanhóis.

António Machado acredita que, tendo em conta a afluência de anos anteriores, se as condições climatéricas estiverem de feição, o evento pode atrair cerca de seis mil visitantes.

A Feira Medieval, que decorre no sábado e no domingo, é organizada pela Câmara Municipal de Almeida, em colaboração com a União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Mesquitela e Monteperobolso e a mordomia da Festa de Nossa Senhora de Fátima.

O autarca sublinha ainda a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Almeida, considerando ser importante o envolvimento dos mais novos nas tradições do concelho.

No entender de António Machado foi conseguido um programa atrativo, com algumas novidades que estão a suscitar grande expectativa.

“Resulta da vinda de outros projetos para o evento. Temos recriações e teatros que despertam atenção”, refere.

O presidente da Câmara de Almeida dá o exemplo do espetáculo teatral “Infernus – A Fuga dos 4 Ladrões!”, que terá lugar pelas 20:00 de sábado (dia 06) e às 18:00 de domingo (07), no Pelourinho, e do espetáculo musical “No Reino do Fogo” agendado para as 22:00 de sábado.

Destaca ainda o espetáculo teatral “O Leilão das Meretrizes” marcado para as 18:00 de sábado e as 16:00 de domingo e a animação ambulante pelas ruas da aldeia que recria os perseguidos da Peste Negra nos dois dias da Feira.

O programa inclui ainda uma ceia medieval, a realizar na noite de sábado na Igreja de São Vicente, várias oficinas, torneio a cavalo, acampamento militar, demonstração de aves de rapina e animais da quinta, jogos medievais e animação com trovadores e saltimbancos.

O evento inspira-se na feira franca que se realizaria três vezes por ano naquela localidade entre 1229 e 1855, com especial importância na altura da Páscoa onde as festas se prolongavam durante alguns dias.

Cm 1
C 2

Conteúdo Recomendado