Territórios do Côa organiza evento para aproximar agentes locais ao conhecimento

A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa organiza nos dias 12 e 13 de dezembro o evento “Côa Criativo”, para aproximar os agentes locais às atualizações do mundo digital e de potenciais soluções para o território.

A coordenadora executiva da Territórios do Côa, Dulcineia Catarina Moura, destacou, à agência Lusa, a importância do tecido empresarial da região estar informado e atualizado.

“Vivemos num território de baixa densidade, mas num mundo global. O mundo digital dá-nos também esses desafios e é importante partilhar esse conhecimento para que os nossos agentes locais também possam tomar decisões”, sustenta.

E dá o exemplo da Inteligência Artificial de que “se fala muito para o desenvolvimento numa perspetiva de expandir negócios, mas é bom ter conhecimento antes de tomar decisões ou fazer juízos de valor”, argumenta a coordenadora da Territórios do Côa, com sede em Vilar Formoso, no concelho de Almeida.

Este será o tema a abordar no dia 12 de dezembro em duas sessões que vão decorrer em Vila Nova de Foz Côa, durante a manhã, e em Trancoso, durante a tarde.

“Vamos fazer a abordagem daquilo que é o empreendedorismo em contexto de mercado globalizado e alicerçado naquilo que são as tendências do digital adaptando ao contexto do nosso território”, destaca.

“Quem vem partilha conhecimento, mas ajusta ao território. É de baixa densidade, mas temos muita gente resiliente e muitos agentes económico de extremo valor e produtos endógenos que merecem ser potenciados”, sublinha a responsável.

Neste dia haverá um momento de atendimento “quase personalizado” através de um gabinete de consultores, para que os agentes locais possam identificar e associar as suas necessidades. Dulcineia Catarina Moura realça que existem linhas de financiamento a 100% para planos formativos e que a Associação quis trazer essas vantagens à região.

O dia 13 de dezembro será dedicado à dimensão transfronteiriça, num ‘workshop’ dedicado ao turismo e desenvolvimento sustentável, em parceria com a Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, a ter lugar no Sabugal.

Os quatro oradores vão debater “os ecossistemas do empreendedorismo e a componente da inovação do território no contexto geográfico da raia”, aponta a coordenadora da Territórios do Côa.

Dulcineia Catarina Moura salienta a intervenção de Lídia Aguiar, docente no Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo, “que vem falar da sua linha de investigação sobre o contrabando de fronteira”.

A Associação desafia a juntarem-se a esta sessão os “anfitriões da raia, que são os ex-guardas fiscais e ex-contrabandistas, para que possam partilhar os seus episódios de aventuras e desventuras” e fazer “uma memória partilhada do passado que não é muito longínquo e que ajudou a definir aquilo que é hoje o território”.

A Territórios do Côa tem como associados os municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, no distrito da Guarda, e Penamacor, no distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado