Seia fabrica “maior queijo de ovelha” durante a Feira do Queijo Serra da Estrela

A edição deste ano da Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia vai durar quatro dias e ficará marcada pela confeção ao vivo do “maior queijo de ovelha” local, anunciou hoje o presidente do município.

Segundo o autarca Carlos Filipe Camelo, o certame, a realizar entre sábado e o dia de Carnaval, tem um figurino diferente das anteriores edições, pois “era um evento que se realizava [apenas] no sábado de Carnaval, em 2015 foi de dois dias e em 2016 é de quatro dias”.

A 38.ª edição da Feira do Queijo, a realizar no recinto do Mercado Municipal de Seia e na zona envolvente, é um evento com “forte tradição” no concelho e é dedicado “à ampla promoção do queijo Serra da Estrela e dos produtos endógenos”, indicou o responsável.

Dos vários pontos do programa, Carlos Filipe Camelo destacou, ao longo do dia de segunda-feira, a produção ao vivo do “maior queijo de ovelha de Seia”.

“Possivelmente, na feira de 2017 é que será apresentado o resultado desse trabalho”, adiantou.

A Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia conta com um total de 150 expositores, entre pastores, queijarias tradicionais, produtores de queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) e fábricas, artesãos e instituições.

O certame pretende “fomentar a notoriedade do queijo” produzido na região e “incentivar e valorizar a certificação”, segundo o presidente da autarquia.

No concelho, “temos milhões de euros que são faturados [anualmente] nesta área e é um setor que agrega um conjunto de pessoas, enquanto colaboradores, que não é nada desprezível”, disse Carlos Filipe Camelo na apresentação do evento.

Na área envolvente do Mercado Municipal decorrerão mostras de artesanato e do cão Serra da Estrela e será recriada a quinta do pastor, com os respetivos animais, incluindo ovelhas da raça bordaleira Serra da Estrela.

Para os quatro dias do evento, a organização elaborou um vasto programa de animação que inclui a atuação de bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos.

Haverá também demonstrações da produção de queijo e de requeijão, um desfile com peças de burel e cozinha ao vivo com produtos regionais.

A autarquia estima que o certame seja visitado, nos quatro dias, por mais de 20 mil pessoas, dado que se realiza numa altura do ano em que a região atrai muitos turistas e foliões.

O recinto da Feira do Queijo de Seia abre às 10 horas e encerra às 20 horas, exceto no dia de Carnaval, cujo encerramento está agendado para as 16 horas.

 

programa_feira_queijo_Seia


Conteúdo Recomendado