VII Capítulo da Confraria do Bucho Raiano decorre no sábado

A Confraria do Bucho Raiano do Sabugal realiza no sábado de Carnaval, dia 6 de fevereiro, o seu VII Capítulo.

A cerimónia capitular e de entronização de novos confrades terá lugar na freguesia do Soito, no concelho do Sabugal, e contará com a presença das confreiras e confrades da Confraria do Bucho Raiano e de diversas Confrarias Gastronómicas de Portugal.

Os participantes vão concentrar-se entre as 10h15 e as 11 horas horas no Centro de Negócios Transfronteiriço do Soito (CNT), onde decorrerá uma receção de boas-vindas da Junta de Freguesia local com produtos gastronómicos da região raiana.

O Cortejo das Confrarias está marcado para as 11h15 horas entre o Centro de Negócios Transfronteiriço e a Igreja Matriz do Soito. As cerimónias do VII Capítulo estão marcadas para as 11h30 horas e terão início com um momento musical.

A Mesa Capitular será constituída pelo grão-mestre capitular da Confraria do Bucho Raiano, pelo Chanceler (presidente da direção), pelo Vedor-Mor (presidente do Conselho Fiscal), pelos representantes das confrarias madrinhas (Confraria do Queijo Serra da Estrela e Confraria da Chanfana) e pelo representante da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

A Oração de Sapiência estará a cargo do cónego Manuel Pereira Matos. Após o juramento e entronização com imposição das insígnias aos novos confrades a Chancelaria dará conta da homenagem com a atribuição do título de Confrades de Honra a quatro entidades e personalidades sabugalenses (uma a título póstumo) pelo seu papel na sociedade raiana e em prol da gastronomia da região.

Após a cerimónia será tempo da foto de família e do desfile pelas ruas do Soito em direção ao Centro de Negócios Transfronteiriços para de seguida os confrades rumarem ao Restaurante “O Martins” onde será servido o almoço de Bucho Raiano acompanhado pelo vinho oficial da Confraria o «doispontocinco» da Adega de Belmonte.

Dar a conhecer o bucho e a demais gastronomia da região é o grande objetivo da Confraria do Bucho Raiano.

VII_confraria_bucho


Conteúdo Recomendado