Seia comemora os 50 anos do 25 de Abril

A democracia portuguesa cumpre 50 anos e o país mobiliza-se para celebrar o seu momento fundador: o 25 de Abril de 1974.

Para festejar este momento histórico, o Município de Seia e demais instituições do concelho vão promover vários eventos e cerimónias institucionais.

O programa dos 50 anos do 25 de abril de Seia incorpora uma instalação artística na praça do Município, exposições, conversas, concertos de música e teatro e a habitual sessão evocativa da Assembleia Municipal de Seia.

Durante o mês da liberdade, a Casa Municipal da Cultura acolhe no seu foyer a exposição “50 anos de Democracia no Poder Local”, uma homenagem aos eleitos do órgão representativo de todos os cidadãos do concelho, representada nos presidentes da Assembleia Municipal de Seia, desde 1974 até então.

Em abril, este equipamento cultural é igualmente palco para o serão “A liberdade está a passar por aqui” (dia 16, às 21h00), organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Seia, e a performance “Pelo Caminho da Liberdade” (dia 19, às 19h30), apresentada pelo Conservatório de Música de Seia.
Na noite de 24 de abril (21h30), vai realizar-se o primeiro concerto da 3.ª edição do FILARMONIAS, com a Banda Torroselense Estrela D’Alva, e a 25 de abril a sessão solene da Assembleia Municipal de Seia, evocativa do 50.º aniversário do 25 de Abril. No final do mês, a Associação Cultural Contracanto apresenta no Cineteatro o espetáculo “Era o dia de cantar”.

O programa é ainda complementado por mais dois momentos nas freguesias. A 10 de abril no Salão Nobre do Centro Cultural e Recreativo de Vila Verde haverá “Conversas em Liberdade” e no dia 25 de abril, o Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão” promove uma atividade etnofolclórica com o tema “Celebrar Abril”.


Conteúdo Recomendado