Projeto Reabilitar + do Hospital de Sousa Martins concorre ao Prémio CUIDAR'15

Oito projetos de melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados aos cidadãos na Região Centro disputam dia 30, em Condeixa-Nova, o Prémio Cuidar, durante o colóquio de encerramento de um concurso da Ordem dos Enfermeiros (OE).

Criado em 2012 pela Secção Regional do Centro (SRC) da OE para premiar projetos que se destinem a obter ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem, tem agora a sua sessão final, reunindo aqueles que foram distinguidos nas três edições anteriores.

Na sua primeira edição, em 2012, recebeu 19 candidaturas a concurso, da autoria de profissionais ligados a instituições de saúde dos distritos de Castelo Branco e Guarda. Em 2013, edição dedicada a Viseu e Aveiro, foram recebidas 34 candidaturas. Em 2014 foram 3 os projetos apresentados por enfermeiros dos distritos de Coimbra e Leiria.

A presente edição atribui apenas uma distinção – Prémio Cuidar, no montante de 2000 euros. Em cada uma das edições anteriores foram três os galardões em disputa, os prémios “Excelência”, “Competência” e “Inovação”, com montantes pecuniários de 1500, 1000 e 500 euros, respetivamente.

Este ano, o Cuidar 15 reveste-se de um cariz especial, pois é uma edição exclusiva a projetos já premiados em edições anteriores. “Pretendemos aferir a evolução destes após terem sido premiados, porque “Cuidar” não é só um fim, mas também um percurso em constante evolução”, afirma a Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC, Isabel Oliveira.

“Quando criámos o Cuidar pretendíamos premiar a excelência, fazendo um benchmarking dos principais projetos de melhoria contínua, dando destaque e partilhando o conhecimento que eles geraram para a profissão”, explica.

O concurso Cuidar pretende premiar, não só quem se compromete com os outros, mas os enfermeiros que, para além disso, se comprometem com a enfermagem.

A Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC espera que o concurso “sirva para motivar e impulsionar todos os enfermeiros da Região Centro a investir em programas de melhoria contínua, em mais e melhor cuidados de excelência para a população destes seis distritos.”

O colóquio de encerramento do concurso, a decorrer no Auditório das Irmãs Hospitaleiras – Casa de Saúde de Santa Isabel, Condeixa-a-Nova, entre as 9 e as 17h30, termina com a entrega do Prémio Cuidar pelo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, e pela Presidente da SRC, Isabel Oliveira.

A concurso estão o projetos Reabilitar + (Hospital de Sousa Martins da ULS da Guarda, EPE), Promoção e Educação para a Saúde na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras, Covilhã (UCSP Covilhã), Cuidar de Quem Cuida (CQC) (Unidade de Cuidados na Comunidade de Oliveira de Azeméis – UCCOAz) e Registos com Linguagem CIPE na Consulta de Enfermagem de Saúde Materna (Unidades Funcionais dos Centros de Saúde de Estarreja, Murtosa e Ovar do ACeS Baixo Vouga). RelaxARTE (Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Centro Hospitalar do Baixo Vouga), Aprender SBV para Salvar…início de um percurso (Centro Hospitalar do Oeste, Caldas da Rainha – S. Pediatria – Urgência Pediátrica), Literacia e Educação Terapêutica: Capacitar a pessoa com diabetes tipo 2 a lidar com a sua condição de saúde (UCSP de Eiras – ACeS Baixo Mondego) e Assistência personalizada pelo enfermeiro ESMO em Bloco de Partos (Bloco de Partos do Centro Hospitalar de Leiria, EPE), são os restantes concorrentes.

A conferência de abertura do colóquio, pelas 9h30, intitulada “Programa de Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: O ‘Centro’ da Excelência!”, está a cargo dos enfermeiros José Carlos Gomes (Presidente do Conselho de Enfermagem da OE) e Hélder Lourenço (Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro).

A sessão inaugural conta com a presença do Bastonário da OE, Germano Couto, do Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, e da Presidente do Conselho Diretivo da SRC, Isabel Oliveira.

Ao longo do dia serão apresentados, pelos seus autores, os projetos a concurso, que se submeterão à apreciação de um júri presidido por Renato Assunção, Vogal do Conselho de Enfermagem Regional do Centro, e que integra ainda Carlos Melo-Dias (Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), Ester Vaz (Enfermeira Supervisora da ULS da Guarda), Ana Isabel Coelho (Enfermeira na Unidade de Saúde Pública do ACeS Entre Douro e Vouga II) e Hugo Alexandre Raimundo (Enfermeiro Gestor da Qualidade do C.H.U.C).


Conteúdo Recomendado