Prémio internacional destaca alojamento na Covilhã como o melhor para observar estrelas

Lugar Das Estrelas

Na pitoresca aldeia do Peso, no concelho da Covilhã, o Lugar nas Estrelas foi eleito “Melhor Alojamento Starlight”, com a organização deste prémio internacional a destacar a oferta de experiências de astronomia, que podem ser usufruídas a partir de uma região, onde as “condições para apreciar o céu escuro são excecionais”

O Lugar nas Estrelas, situado na pitoresca aldeia do Peso, no concelho da Covilhã, está ainda mais cintilante. Acaba de ser consagrado como “Melhor Alojamento Starlight”, a que se junta o facto de ser o único nome português a figurar na lista internacional de premiados. A distinção foi alcançada na quarta edição dos galardões promovidos pela Fundação Starlight com o objetivo de reconhecer entidades que se destacam na promoção da preservação do céu noturno e na divulgação da astronomia.

O céu estrelado do alojamento Lugar nas Estrelas, situado entre as serras da Estrela e da Gardunha, sempre fascinou Carolina Pires, a anfitriã e criadora do projeto que se desenvolveu em terreno de família. No coração da zona montanhosa, onde as condições para apreciar o céu são excecionais, o Lugar nas Estrelas oferece uma experiência única de astroturismo. O céu foi, desde o início do projeto, o fio condutor de muitas das vivências possíveis no alojamento, do Jantar à Luz das Estrelas, num recanto especial, a dois, ou com amigos, ao espetáculo de chuva de estrelas acompanhado de um mapa dos céus para ajudar na identificação de constelações e planetas, mas sobretudo na contemplação porque o intuito é mais sonhador do que científico.

“Estamos a planear experiências de observação de estrelas em conjunto com degustações de vinhos, onde os hóspedes podem apreciar os melhores vinhos locais enquanto admiram o céu noturno e experiências de degustação de queijos que vão combinar a maravilha da observação de estrelas com a riqueza dos sabores locais, mas também organizamos workshops de fotografia noturna para entusiastas de estrelas que desejam capturar a beleza do céu noturno”, revela Carolina Pires. Em novembro está agendado um workshop de astrofotografia, que terá como estrela principal a costelação de Orion.

A serra da Estrela é um telescópio natural, ao ar livre, que sempre serviu como um perfeito marcador sazonal para as comunidades pastoris, mas o “Lugar nas Estrelas” dispõe de um equipamento de observação de alta qualidade, incluindo telescópios e binóculos. “Os nossos hóspedes têm a oportunidade de usar esses equipamentos autonomamente para observar o céu noturno espetacular e, para garantir que aproveitam ao máximo, a experiência, enviamos um vídeo explicativo detalhado sobre o manuseio dos telescópios, para desfrutarem da observação estelar com confiança e conhecimento e porque queremos tornar a observação de estrelas uma experiência acessível e educacional para todos os que nos visitam”.

Todos aqueles que visitam este Lugar nas Estrelas são incentivados a explorar as maravilhas do cosmos sob os céus estrelados da região, mas também a conhecer as muitas lendas locais ligadas às estrelas para ouvir e conhecer por aqui por vezes com o apoio de um professor universitário que usualmente faz visitas com alunos. O alojamento faz ainda parte da Rota do Céu Aberto, um itinerário imaginário desenhado através de paisagens, pessoas e histórias desta região de montanha.

As instalações do alojamento foram concebidas para proporcionar vistas deslumbrantes do firmamento e todas as três suites (€90), com capacidade para quatro pessoas, têm terraço para admirar o céu noturno.

Pensado para as famílias, o Lugar nas Estrelas (Rua da Barroca, Peso. Tel. 927532030) dispõe de duas piscinas, uma de cloro e outra de água salgada e propõe numerosas atividades, entre passeios pelas serras e aldeias históricas, idas às praias fluviais, mas também conhecer as cidades da Covilhã e do Fundão e, bem perto do alojamento, visitas à queijaria e ao forno a lenha de Cortes, mergulhos nas piscinas naturais também de Cortes e passeios de bicicleta (grátis) para fazer a grande rota do Zêzere.

O prémio agora anunciado surge na sequência de outro, atribuído em 2022, que tinha destacado o Lugar nas Estrelas como o primeiro alojamento em Portugal a ser certificado e constar da rede da instituição. A entrega dos Prémios Internacionais Starlight terá lugar no VI Encontro Internacional Starlight, a realizar no próximo dia 20 de outubro, em Cuenca, Espanha.


Conteúdo Recomendado