Gouveia celebra Semana Europeia do Desporto

O setor de Desporto do Município de Gouveia vai promover, entre 23 a 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto (SED), através da dinamização de um programa local que integra um conjunto de atividades desportivas destinadas aos cidadãos das mais variadas idades e aptidões físicas.

O programa da Semana Europeia do Desporto começa no dia 23 de setembro, sábado, dia de celebração do BeActive Família com Open Day nas Piscinas Municipais Cobertas de Gouveia. Este equipamento desportivo vai estar disponível para utilização gratuita, no horário das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, para todos aqueles que pretendam celebrar este dia em família ou de forma individual, em modo aquático.

No dia 26, terça-feira, os séniores estarão em destaque com a atividade Seniores em Movimento. A atividade consiste numa aula de ginástica preventiva, aberta a toda a comunidade sénior, pelas 10h00, no Jardim Alípio de Melo, em Gouveia, como forma de incentivar o desporto sénior.

Na sexta-feira, dia 29 de setembro, no âmbito do Dia Europeu do Desporto na Escola e do Dia Mundial do Coração, o Município de Gouveia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gouveia, vai organizar uma caminhada conjunta denominada #GouveiaUmSóCoração, pretendendo-se, desta forma, envolver a comunidade escolar, bem como a comunidade local.

A caminhada terá uma distância de cerca de 7 quilómetros e um nível de dificuldade médio. Terá início pelas 9h30, no Parque da Ribeira (Gouveia) e término frente aos Paços do concelho, momento em que se formará um só coração com todos os participantes. É recomendável levar roupa e calçado confortável, água e uma t-shirt branca.

A caminhada é gratuita, sendo, no entanto, necessário proceder a inscrição prévia através do preenchimento do formulário acessível AQUI, presencialmente no Posto de Turismo de Gouveia, sito no Jardim da Ribeira ou, alternativamente, através do email: turismo@cm-gouveia.pt ou dos contactos de telefone: 238 083 930 / telemóvel: 962 033 099.

Para encerrar a celebração do certame, o Município de Gouveia acolhe, no dia 30 de setembro, a prova de triatlo Estrela Xtreme Triathlon. O evento desportivo conta com uma prova de natação no Vale do Rossim, uma prova de ciclismo que percorre os concelhos de Gouveia e Manteigas e uma prova de atletismo em Manteigas.

Este ano a prova conta com dois desafios a solo e outro em estafetas, numa proposta de adaptação dos modelos de referência internacionais às especificidades culturais, climáticas e orográficas da região da Serra da Estrela.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia com o intuito de realçar a importância da prática da atividade física e o combate contra o sedentarismo exacerbado através da introdução de hábitos saudáveis e duradouros.

Celebrada em simultâneo pela maioria dos países europeus, a Semana Europeia do Desporto tem o lema #BEACTIVE, “sê ativo”, salientando a importância da prática regular de exercício., através da promoção do desporto e do estilo de vida ativo.

Para além de potenciar a saúde dos praticantes, o desporto afirma-se assim como uma expressão cultural, estimulando os laços sociais entre comunidades e funcionando como um autêntico regulador da cidadania e bem-estar comunitário.

A SED é uma iniciativa da Comissão Europeia, cofinanciada pelo Programa da União Europeia ERASMUS+ e a coordenação em Portugal é feita pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.


Conteúdo Recomendado