Grupo de 30 universitários anima idosos em Foz Côa

Um grupo de 30 jovens da Associação de Voluntariado Universitário (VO.U), com sede no Porto, está no concelho de Foz Côa até sábado para desenvolver projetos sociais, em articulação com as IPSS e com a comunidade em geral.

Em declarações prestadas à agência Lusa, a vereadora com pelouro da Ação Social deste município do distrito da Guarda, Ana Filipe, explicou que a presença destes jovens universitários em pequenas aldeias deste concelho e nas Intuições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ajuda a quebrar o isolamento e permite um contacto direto com a população mais idosa.

“Estes jovens oriundos de várias universidades do país estão agregados na VO.U e deslocam-se às freguesias mais distantes da sede do concelho, onde reside uma parcela da população mais idosa, havendo assim uma interação através de visitas a este estrato da comunidade que se encontra mais fragilizado”, indicou a autarca.

Estes 30 voluntários tentam quebrar o isolamento da população mais vulnerável e da comunidade em geral, através de um conjunto de atividades onde se destacam jogos de memória, jogos tradicionais e trabalhos manuais, entre outras atividades.

“A presença destes estudantes permite aos mais idosos conviverem com jovens provenientes das grandes cidades e assim quebrar um pouco o isolamento existente neste território”, vincou Ana Filipe.

A iniciativa teve o seu início na segunda-feira e tem-se mostrado “muito positiva, não só para os mais idosos, mas também para os mais jovens que convivem entre si”.

“Estes jovens ficam também com a perceção de como é viver no interior profundo e despovoado face ao ritmo das grandes cidades. Para os idosos que estão mais isolados, é sempre agradável receber pessoas mais jovens para a partilha do conhecimento”, indicou Ana Filipe.


Conteúdo Recomendado