Evento Terminado em 2023-02-04 23:00:00

Foz Côa acolhe até sábado 160 municípios para promover os territórios vinhateiros

Início: 2023-02-01 09:00:00
Fim: 2023-02-04 23:00:00
Local do Evento: Centro de Alto Rendimento do Pocinho
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa

A primeira Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, vai decorrer até sábado.

Cerca de 160 representantes de municípios e entidades parceiras juntam-se em Foz Côa, no distrito da Guarda, até sábado, para definir estratégias e projetos para desenvolver e promover os territórios vinhateiros, foi anunciado ontem, dia 1 de fevereiro.


“O município de Vila Nova de Foz Côa, e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em parceria com Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), realiza a primeira Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros de fevereiro no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, que vai decorrer até sábado”, indica a autarquia em comunicado.


Para o presidente da Câmara de Foz Côa, João Paulo Sousa, “receber nesta cidade a primeira Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, evento que culmina com a Gala de Abertura do Douro – Cidade Europeia do Vinho 2023 em Lamego [Viseu], é um facto que deve orgulhar a comunidade local e que mostra a relevância do concelho, totalmente integrado na Região Demarcada do Douro (RDD), classificada como Património da Humanidade”.


Na sexta-feira marcam presença em Foz Côa as principais entidades parceiras, nacionais e internacionais, sendo dia para apresentar os grandes projetos que estão a ser desenvolvidos na área do vinho, do enoturismo e da promoção dos territórios vitivinícolas.


“Definir novas linhas de trabalho em rede, concertar estratégias de promoção integrada dos territórios, apresentar novos projetos e promover a aproximação entre municípios associados e parceiros são os principais objetivos desta 1ª Convenção dos Territórios Vinhateiros”, vinca a mesma fonte.


O dia de quinta-feira está reservado para reuniões de trabalho com técnicos dos municípios associados.
Já na sexta-feira decorre o grande encontro da Convenção Europeia, e no sábado todos as entidades presentes serão convidadas a assistir à Gala de Abertura do Douro – Cidade Europeia do Vinho 2023, que vai decorrer no Multiusos de Lamego.


A Cidade Europeia do Vinho é um concurso anual lançado pela RECEVIN, em 2012, e tem como objetivo a promoção turística e a divulgação das regiões europeias produtoras de vinho, tendo um caráter rotativo entre os diversos países que fazem parte da rede.


Conteúdo Recomendado