Gouveia aceita candidaturas ao Prémio Abel Manta de Pintura

A obra de pintura vencedora do prémio será pertença do município de Gouveia e incorporada no acervo do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até ao dia 30 de abril, as candidaturas à 10.ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura, com o qual pretende “homenagear o pintor modernista”.


O Prémio Abel Manta de Pintura é um concurso de caráter bienal, que foi instituído pelo município de Gouveia há 16 anos, e através do qual atribui um prémio no montante de cinco mil euros.


Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, as candidaturas encontram-se abertas até ao dia 30 de abril e os trabalhos concorrentes devem ser entregues no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia.


O concurso destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.


O júri de seleção é composto pela neta de Abel Manta, a arquiteta e pintora Isabel Manta, que preside e indica o segundo elemento, e por um representante da Câmara Municipal.


A obra premiada será anunciada no dia 31 de maio e a entrega do prémio ao vencedor será realizada em sessão pública, no dia 11 de agosto.


Na mesma data da entrega do galardão, será inaugurada a exposição das obras selecionadas, que poderá ser visitada até ao dia 05 de outubro de 2023.


A obra de pintura vencedora do prémio será pertença do município de Gouveia e incorporada no acervo do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, referiu a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.


O município lembrou na nota que nas nove edições já realizadas do Prémio Abel Manta de Pintura, “foram recebidas 860 obras de 558 concorrentes, selecionadas 84 pinturas de 67 artistas e premiadas 19 pinturas de 14 artistas”.


Com a atribuição do galardão, a autarquia “continua a promover, valorizar e divulgar a criação artística nacional e os artistas nacionais, no âmbito das artes plásticas, mais precisamente da pintura, de que Abel Manta foi digno representante”.


O pintor Abel Manta nasceu em Gouveia, a 12 de outubro de 1888, e faleceu em Lisboa, a 09 de agosto de 1982.


O Museu Municipal Abel Manta “encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta”, indicou a fonte.


“Composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja do Museu, este espaço alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego”, rematou.


Conteúdo Recomendado