Secretária de Estado da Inclusão entregou certificados a IPSS do distrito da Guarda

A entrega dos certificados deveu-se à conclusão da formação ministrada aos colaboradores das instituições do setor social e solidário, no âmbito do financiamento pelo Programa ADAPTAR SOCIAL +.

A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, participou ontem, dia 1 de fevereiro, pelas 15h30, na sessão solene de entrega de Certificados do Programa ADAPTAR SOCIAL+ às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Guarda.


Esta sessão foi promovida pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Guarda, no âmbito do V Encontro de Instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do Distrito da Guarda, que se realizou no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).


Na cerimónia estiveram presentes, para além da Secretária de Estado da Inclusão, o presidente da Federação das Instituições Terceira Idade (FITI), o presidente da União Distrital das IPSS da Guarda, o diretor do Centro Distrital da Segurança Social da Guarda, entre outras personalidades da região.


Segundo a Secretária de Estado da Inclusão, a entrega dos certificados deveu-se à conclusão da “formação ministrada aos colaboradores das instituições do setor social e solidário, no âmbito do financiamento pelo Programa ADAPTAR SOCIAL +”, tendo em vista a melhoria da preparação dos colaboradores para lidarem com a pandemia de Covid-19.


Ana Sofia Antunes afirmou também que esta formação “teve a sua utilidade muito para além desta questão específica”, ultrapassando os objetivos iniciais do Programa ADAPTAR SOCIAL +.


Os objetivos iniciais deste Programa passavam pelo apoio na adaptação dos equipamentos sociais, na alteração dos métodos de organização do trabalho, de relacionamento com os utentes, familiares e outros, às condições que garantam a implementação das medidas preventivas de contágio da COVID-19 face às recomendações das autoridades competentes estabelecidas no contexto da pandemia.


Ana Sofia Antunes relembrou ainda os setores que durante a pandemia não puderam entrar em confinamento “por razões de saúde pública e por razões de apoio ao próximo”, dando o exemplo dos trabalhadores das IPSS, os funcionários do setor social e solidário e dos hospitais.


Quanto aos números da pandemia, a governante afirmou que Portugal teve um desempenho “incomparavelmente melhor” em comparação com outros estados-membros da União Europeia, “o que demonstra que o trabalho das nossas instituições e aquelas que foram as regras e os mecanismos de trabalho instituídos ao longo de anos tiveram bons resultados, tiveram frutos”.


A Secretária de Estado reconheceu, por fim, o papel e dedicação dos colaboradores das IPSS presentes pela “forma como se entregam ao outro e pela forma como garantem o bem-estar daqueles que são, efetivamente, os mais vulneráveis da nossa sociedade”.


No distrito da Guarda, foram ministradas formações no âmbito do Programa ADAPTAR SOCIAL +, sob a coordenação da União Distrital das IPSS da Guarda, em mais de duas centenas de instituições, tendo sido formados cerca de 520 profissionais em diferentes áreas.


Conteúdo Recomendado