Festa da Castanha em Folgosinho (Gouveia)

A aldeia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, recebe nos dias 1, 2 e 3 de novembro, mais uma edição da festa dedicada à castanha.

O Município de Gouveia, em parceria com a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR, irá organizar, nos dias 1, 2 e 3 de novembro, mais uma edição da Festa da Castanha, em Folgosinho.

A “Festa da Castanha” procura ser um momento mobilizador da produção de castanha e produtos confecionados com base neste fruto, em torno do qual gravita uma atividade económica com bastantes potencialidades e tradição na aldeia de Folgosinho, refere nota informativa da autarquia.

A programação contempla vários momentos de formação e qualificação de produtores e potenciais produtores, magustos, demonstrações gastronómicas com pratos e produtos confecionados a partir da castanha, espaços de exposição e venda direta de castanha, produtos derivados da castanha e outros produtos gastronómicos típicos desta região de montanha.

A Festa da Castanha pretende que visitantes e turistas, que passem em Folgosinho durante o certame, possam experienciar uma vivência de aldeia, acompanhada pelos tradicionais sabores locais, explica fonte da organização.

No âmbito desta iniciativa, irão ainda realizar-se algumas atividades de valorização do património histórico, cultural e natural da aldeia de Folgosinho – uma das mais típicas aldeias da Serra da Estrela-, como a realização de percursos pedestres e ações de replantação de castanheiros.


Conteúdo Recomendado