ExpoSocial em Seia

O evento pretende promover o intercâmbio de experiências e metodologias de trabalho entre as diversas Instituições locais e nacionais e a comunidade.

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração de todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro a 1 de outubro, a 12ª ExpoSocial.
À semelhança das edições anteriores, o evento pretende promover o intercâmbio de experiências e metodologias de trabalho entre as diversas Instituições locais e nacionais e a comunidade, convidando à participação em espaços de reflexão e intervenção cívica, fóruns, debates, oficinas e workshops.
O programa tem início esta quarta-feira com uma formação prática sobre voluntariado, promovida pela Coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Em paralelo, decorrem no espaço social (tenda instalada no largo da Câmara Municipal) uma aula de educação física, um ateliê de literatura e um momento musical com os Cavaquinhos da Academia Sénior de Seia. Este espaço, que diariamente acolhe, a partir das 14h30, a Exposição e Venda de Bens e Serviços das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e organizações não-governamentais (ONG) concelhias, vai ainda ser palco, no dia seguinte, de um fórum participativo sobre o envelhecimento ativo, ateliês de música e sobre a técnica do guardanapo, um concurso de compotas confecionadas pelas IPSS, finalizando o dia com a atuação do Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena. No dia 29 decorre também, na Casa Municipal da Cultura, um workshop sobre a responsabilidade à política de divulgação nas entidades.
A sexta-feira é dedicada ao XI Fórum Social, este ano dedicado à temática da sustentabilidade social “inovação e responsabilidade social”, e que contará, para além dos oradores de renome, com a presença do ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António da Fonseca Vieira da Silva.
A finalizar a programação, a organização assinala o Dia do Idoso e Dia Mundial da Música, que se comemora a 1 de outubro, com a realização do habitual Chá Dançante e um lanche partilhado.
Segundo a nota de imprensa, a Exposocial surgiu da necessidade de promover o intercâmbio de experiências e metodologias de trabalho entre as diversas Instituições locais e nacionais, no sentido de cada vez mais se conseguir em Seia uma intervenção local, de grande proximidade, que envolva os atores sociais de diferentes naturezas, com um efetivo trabalho de partilha e cooperação no terreno para se atingir os melhores resultados na intervenção, ação e inclusão de todos os indivíduos, maximizando o sentimento de igualdade, equidade e não discriminação.
Trata-se de uma iniciativa que contribui para um concelho mais sustentável, equitativo, cooperativo e intergeracional, capaz de promover o desenvolvimento pessoal e social, a partilha de boas práticas e a melhoria da qualidade de vida.
Para mais informações consulte aqui.

Conteúdo Recomendado