Escolas profissionais da região com todos os cursos aprovados

As escolas Ensiguarda, Profissional de Trancoso e Profissional do Fundão viram aprovadas todas as propostas apresentadas, sendo que esta última, para além dos cursos que já funcionavam anteriormente, apresenta novas alternativas aos alunos.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) aprovou no final de julho as áreas de formação para o próximo ano letivo.

A Ensiguarda oferece cinco opções aos estudantes. Apesar da demora na aprovação, a diretora pedagógica, Tânia Trindade, está satisfeita, pois «todos os cursos propostos foram aprovados e foram atribuídas turmas inteiras», isto é, de 30 alunos. No entanto, dado o atraso na aprovação por parte da tutela, a Escola Profissional da Guarda abdicou de abrir um novo curso neste ano letivo.

Na Ensiguarda as vagas estão quase todas completas, uma vez que até então estavam a aceitar potenciais candidatos. Técnico de Manutenção Industrial Electromecânica, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Saúde, Técnico de Multimédia e Técnico de Comunicação são os cursos a lecionar.
Também a Escola Profissional de Trancoso (EPT) apresenta cinco cursos de nível IV para o ano letivo 2015/2016. Energias Renováveis, Comércio, Comunicação, Gestão de Equipamentos e Manutenção Industrial – Mecatrónica Automóvel foram as propostas apresentadas e todas elas aprovadas. Este ano vai ser descontinuado um curso, o de Instalações Elétricas, por considerar que «não se justifica e não há mercado», explicou o membro do conselho pedagógico, Luís Serra.

A EPT espera cerca de 100 alunos novos a partir de setembro, mas considera que este atraso por parte da tutela «prejudica», uma vez que «a informação não chega a tempo para ser transmitida a possíveis candidatos». Também nesta instituição aumentou o número de alunos por turma.
Para 2015/1016, na Escola Profissional do Fundão (EPF) a oferta reparte-se por sete cursos de nível IV. Os de Técnico de Manutenção Industrial-Eletromecânica e Processamento e de Controlo da Qualidade Alimentar estão agora disponíveis pela primeira vez, sendo que os outros cinco (Comércio, Construção Civil, Restaurante/Bar, Cozinha/Pastelaria, Gás e Gestão do Ambiente) já existiam. Além destes haverá cursos vocacionados para os 8º e 9º anos cujo objetivo é possibilitar o contacto dos alunos com diferentes áreas profissionais, procurando facilitar deste modo escolhas futuras.

Em comunicado, a EPF refere que há «um aumento significativo do número de alunos inscritos relativamente ao ano transato», o que «vem valorizar esta tipologia de ensino, eminentemente prática, e com resultados muito positivos ao nível da empregabilidade ou prosseguimento de estudos». Outra das apostas da escola do Fundão serão os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CteSP) promovidos pelo Politécnico de Castelo Branco e cursos de aprendizagem a realizar em parceria com o IEFP.


Conteúdo Recomendado