ENERAREA apoia bombeiros da região a aumentar a eficiência energética nos seus quartéis

A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior está a desenvolver auditorias energéticas simplificadas em 16 quartéis de bombeiros pertencentes aos municípios da sua área de atuação.

Estas ações estão a ser realizadas no âmbito do projeto EcoBombeiros “Sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros”, inserido no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) 2013-2014 da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), projeto promovido pela S.Energia e à qual a ENERAREA se associou como entidade parceira.

Segundo a ENERAREA, “pretende-se com a implementação deste projeto promover uma campanha de sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros.  “Os quartéis mais eficientes, serão premiados com o objetivo de  incentivar a redução do consumo de energia’’, refere o presidente da ENERAREA, José Manuel Biscaia.

“Conhecer o estado das instalações e posicioná-las de acordo com os parâmetros de eficiência energética para que possam ser identificadas e propostas formas de reduzir o consumo de energia elétrica nas mesmas são também aspetos que temos de ter em conta, prevemos beneficiar mais de 50 corporações de bombeiros espalhadas pelo país’’, acrescenta José Manuel Biscaia.

A próxima fase de implementação deste projeto contempla a elaboração dos relatórios das auditorias energéticas simplificadas e do manual de boas práticas para o setor, assim como a divulgação destes documentos pelas corporações de bombeiros envolvidas no projeto.


Conteúdo Recomendado