Pinhel lidera projeto europeu dedicado à ação climática local

Pinhel

A Câmara Municipal de Pinhel lidera um projeto europeu dedicado à ação climática, recebendo, de 18 a 21 de fevereiro, o primeiro encontro com a participação de 26 cidadãos dos países envolvidos.

Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia de Pinhel revela que assumiu a liderança e a coordenação do projeto “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” sob o lema “Cidadãos Comprometidos com a Ação Climática Local”.

Pinhel (distrito da Guarda), representa Portugal nesta iniciativa que é apoiada pelo Programa CERV (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores).

O projeto conta ainda com o envolvimento de mais 12 países da União Europeia: Países Baixoas, Eslovénia, Espanha, Itália, França, Malta, Grécia, Eslováquia, Hungria, Bulgária, Lituânia e Letónia.

O projeto “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” vai desenvolver-se ao longo de 20 meses, através da realização de seis eventos/encontros.

O primeiro encontro do projeto vai ter lugar em Pinhel, de 18 a 21 de fevereiro, estando prevista a participação de 26 cidadãos dos vários países envolvidos.

Seguem-se encontros em Santiago de Compostela (Espanha) em novembro; Had-Dingli (Malta) em dezembro; Allimos (Grécia) em fevereiro de 2025; Budapest (Hungria) em abril de 2025 e Sofia (Bulgária) em junho de 2025.

De acordo com a nota da Câmara de Pinhel “este projeto de rede de cidades visa promover o intercâmbio de boas práticas locais com outros cidadãos europeus em torno da temática proposta, através do diálogo intercultural”.

O objetivo é dar “oportunidade de descobrir outras realidades europeias, reforçar a participação ativa e apoiar uma sociedade baseada em valores europeus como a solidariedade e a cooperação”, acrescenta.

A autarquia salienta que em cada um dos eventos haverá seminários, mesas redondas, ‘workshops’, conferências com representantes políticos, estudos de caso, intercâmbio de práticas, momentos de planeamento de projetos futuros, mas também visitas culturais e eventos públicos, sociais e culturais.

A intenção do projeto é “sensibilizar a opinião pública sobre os valores da proteção ambiental, da democracia, da participação ativa, da solidariedade e da cooperação”.

Os promotores acreditam que o projeto terá “um forte impacto tanto a nível local como a nível europeu, graças à cooperação dos parceiros e cidadãos das localidades participantes”.


Conteúdo Recomendado