Distrito da Guarda conta com 21 doces candidatos às “7 Maravilhas Doces de Portugal”

Sardinhas Doces de Trancoso, Cavacas de Pinhel ou Biscoitos de Escalhão estão entre as escolhas.

Depois de apresentadas 907 candidaturas, o painel de especialistas votou e escolheu os 420 doces, divididos por sete categorias, que avançam neste concurso. Seia é o concelho do distrito da Guarda que tem mais doces na lista de candidatos, com dez, que são quase metade da totalidade deste região: Alquimia de Queijo da Serra, Bolo Negro de Loriga, Bolo Noz, Filhós à Moda de Loriga, Ouriço da Castanha, Pastel de Nata de requeijão, Peles de Leitão, Pudim de Bolo Negro, Queque de Requeijão e Requeijão com Doce de Abóbora. Segue-se Figueira de Castelo Rodrigo com seis: Amêndoas agridoces, Amêndoas doces, Biscoitos de Escalhão, Bolinhos de Figo, Flor de Escalhão e Tarde de Amêndoa. Pinhel tem dois doces na lista (Cavacas de Pinhel e Doce Extra de Ginja) e Guarda (D. Sancho), Trancoso (Sardinha Doce de Trancoso) e Vila Nova de Foz Côa (Doces de Amêndoa) com um doce cada.

Escolhidos que estão os pré-finalistas, o painel de especialistas vai fazer agora nova votação para reduzir a lista a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público.
Estes 140 doces vão ser reveladas a 8 de maio e são votados pelo público em 20 programas que serão emtidos em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa sai um pré-finalista que passa às semi-finais.

Uma novidade desta edição é a existência de um grande júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semi-finais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semi-final são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os sete elementos do grande júri comentarão e provarão os doces.

A gala final decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como “7 Maravilhas de Portugal”.

Consulte aqui a lista completa dos nomeados.

 


Conteúdo Recomendado