Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul terminam amanhã em Celorico da Beira

Hoje as festividades começam pelas 17 horas na Biblioteca Municipal com a exibição do filme “Travessia” e o lançamento do livro “Sacadura Cabral e a Travessia Aérea do Atlântico Sul”.

O Jardim Parque Carlos Amaral, em Celorico da Beira, será o local de encerramento das comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul amanhã, dia 18 de junho.


Relembre-se que a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul teve início no dia 30 de março de 1922 em Lisboa e terminou a 17 de junho do mesmo ano, com a chegada do Almirante Gago Coutinho e do Comandante Sacadura Cabral ao Rio de Janeiro.


Neste contexto, a câmara municipal de Celorico da Beira termina as celebrações do centenário da travessia transatlântica, iniciadas em março de 2022, “com uma programação altamente festiva, multicultural e representativa da alma e dos povos envolvidos nessa viagem, com especial destaque para Portugal, Cabo Verde e Brasil”.


A autarquia acrescenta que “durante dois dias (17 e 18 de Junho), a festa será total no Jardim Parque Carlos Amaral, com cheiros e sabores beirões à mistura com outros mais quentes e picantes, acompanhados de muita música de diferentes sonoridades, desde a lusitana aos sons quentes e ritmados afro-brasileiros, criando momentos únicos, cheios de animação, alegria, colorido e dinamismo”.


Hoje as festividades começam pelas 17 horas na Biblioteca Municipal com a exibição do filme “Travessia” e o lançamento do livro “Sacadura Cabral e a Travessia Aérea do Atlântico Sul”. Já no Jardim Parque Carlos Amaral com o concerto do grupo celoricense Guitardeão, terminando a noite com o DJ EDD.


No sábado, dia 18, começa com o grupo Nice Groove que realizará uma Oficina de Percursão – Batucada pelas 15 horas. Por volta das 18h30, a Associação Lagoa da Saudade efetuará uma demonstração de Capoeira, sendo seguida por uma degustação comunitária que se estenderá até às 21 horas.


Às 21h30 terá lugar o concerto musical Rua das Pretas, por Tito Paris e a fadista Joana Amendoeira, no fim do qual subirão ao palco o grupo Nice Groove e os participantes da Oficina de Percussão, para uma atuação conjunta. Terminando a noite e o evento com a atuação dos Guerrilha Sound System, que terá início pelas 23h30.


Conteúdo Recomendado