Centro Paroquial de Seia prevê investir 1,8 ME na construção de edifício para creche

O concurso público foi publicado na quarta-feira em DR e segue-se o prazo de 26 dias para apresentação de propostas.

O Centro Paroquial de Seia, no distrito da Guarda, prevê investir 1,8 milhões de euros (ME) na construção de um novo edifício para creche, para melhorar as condições e aumentar o número de crianças apoiadas nesta resposta social.


De acordo com um concurso público publicado na quarta-feira, 16 de novembro, em Diário da República (DR), o preço base do procedimento da empreitada de construção da creche do Centro Paroquial de Seia é no valor de 1,851,447.00 euros e tem um prazo de execução de 548 dias.


Segundo a vice-presidente do Centro Paroquial de Seia, Paula Teixeira, a construção do novo edifício para a creche “é uma necessidade” sentida na instituição: “Nós já temos a funcionar uma creche e um [ensino] pré-escolar e aquilo que temos verificado nos últimos anos é que temos uma lista de espera com algum significado”.


A direção da instituição tem como “política” melhorar e modernizar as condições físicas dos serviços disponibilizados à comunidade, pelo que possui, há vários anos, um processo de certificação da qualidade.


Paula Teixeira sublinhou que o serviço de creche “é bom”, mas como a qualidade não é acompanhada pelo edificado e a resposta não corresponde à procura, a direção decidiu avançar para a construção de um novo edifício.


“Neste momento temos a resposta social [de creche] cheia e temos lista de espera. Temos inscrições feitas já para março e abril de 2023”, disse a responsável à agência Lusa.


A atual creche do Centro Paroquial de Seia apoia 84 crianças e a futura terá uma capacidade para acolher 126.


A nova construção está projetada para junto do local onde se situa a atual creche, na quinta que é propriedade da instituição, e a opção por um edifício de raiz, segundo a direção, foi tomada para que, durante as obras, não haja perturbação do funcionamento da valência.


O concurso público foi publicado na quarta-feira em DR e segue-se o prazo de 26 dias para apresentação de propostas.


Paula Teixeira recordou à Lusa que os concursos lançados anteriormente para a obra ficaram desertos, mas o processo foi revisto para corresponder aos preços do mercado atual e acredita que haja empreiteiros interessados na sua execução.


“Temos muita esperança nisso [na adjudicação], até porque o preço foi ajustado ao mercado e nos concursos anteriores houve empreiteiros que não concorreram, mas mostraram interesse na obra”, vincou.


A obra tem uma comparticipação de 1,2 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o protocolo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social da Guarda foi assinado no dia 2 de setembro.


O Centro Paroquial de Seia apoia 350 crianças nas valências de creche, ensino pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL).


A instituição, com um total de 75 funcionários, também possui uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com 60 utentes.


Conteúdo Recomendado