Apresentação do projeto “Receitas que Contam Histórias” em Linhares da Beira

“Receitas que Contam Histórias” é um projeto que começou com a recolha de testemunhos junto da população residente, com o objetivo de identificar as receitas que são a essência do território.

O auditório do Hotel Inatel de Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira, recebeu ontem, dia 16 de novembro, pelas 15h00, a apresentação pública do projeto “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal”.


Trata-se do novo projeto desenvolvido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e esteve presente a Chef Maria Caldeira de Sousa.


“Há pratos que nos levam em autênticas viagens no tempo, sabores que nos recordam a infância e as nossas memórias mais queridas. Há receitas que são verdadeiras guardiãs de tradições e costumes”, refere a organização.


A apresentação contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira e da Associação Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o diretor da Direção Geral do Património Cultural, João Carlos Santos, entre outras entidades convidadas.


Segundo a Câmara Municipal de Celorico da Beira, esta sessão teve ainda lugar à apresentação do filme promocional “Os Rostos da nossa Gastronomia” por Telmo Martins, realizador da Lobby Productions.


“‘Receitas que Contam Histórias’ é um projeto que começou com a recolha de testemunhos junto da população residente, com o objetivo de identificar as receitas que são a essência do território. Uma extraordinária inventariação de conhecimentos ancestrais, saberes tradicionais e técnicas artesanais que agora vai ser perpetuada, mas também promovida junto do sector da restauração e hotelaria local (com harmonização de vinhos da região), de modo a reforçar as Aldeias Históricas de Portugal como um destino turístico verdadeiramente singular e excepcional”, explica a autarquia.


Identificadas as receitas através das entrevistas realizadas à população das 12 Aldeias Históricas de Portugal, foram desenvolvidas, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, sessões formativas para os agentes do sector da hotelaria e restauração do território das Aldeias Históricas de Portugal.


Deste processo, saíram 13 restaurantes capacitados (Casa do Castelo, Belmonte Sinai Hotel, Casa da Esquila, Casa da Cisterna, Taverna da Matilde, Colmeal Countryside Hotel, Pedra Nova, O Pecado, Cova da Loba, Dom Gabriel, D’Aqui e d’Acolá, Pé de Cabra, Monsanto GeoHotel Escola) para produzirem os menus “Receitas que Contam Histórias” com a chancela Aldeias Históricas de Portugal.


Estas sessões formativas contaram ainda com uma harmonização de vinhos da região, através de uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).


A Associação de Desenvolvimento Turístico – Aldeias Históricas de Portugal, criada em 2007, tem como objetivo promover o desenvolvimento turístico da Rede Aldeias Históricas de Portugal, da qual fazem parte Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.


Conteúdo Recomendado