Castelo Branco recebe esta terça-feira "Vaivém Oceanário" que ficará até sábado

O “Vaivém Oceanário”, projeto de Educação Ambiental em Movimento, vai estar em Castelo Branco, de dia 6 a dia 10 de outubro, na Praça do Município.

O Oceanário de Lisboa, convida a população de todo o município a participar nas atividades lúdicas e pedagógicas, de acesso livre e gratuito, que exploram o novo mapa do território português, “Portugal é Mar”.

No Vaivém Oceanário, os “marinheiros” do ensino pré-escolar, 1 e 2º Ciclos, vão explorar os diversos ecossistemas oceânicos descobrindo quais as espécies que habitam o território nacional marinho.

Os alunos do 3º ciclo, Secundário e público em geral, vão “navegar” por atividades relacionadas com a literacia azul. O “mergulho” pela diversidade de bens e serviços que os oceanos oferecem vai permitir explorar e compreender a importância dos habitats marinhos percebendo o valor que estes têm para o planeta e para todos nós.

Professores e educadores, no dia 8 de outubro, às 17h30, poderão participar num workshop que dará a conhecer um Portugal diferente, com um território marítimo considerável e com um potencial único. A formação tem como objetivo dotar os profissionais de educação de ferramentas e conhecimentos, relativos à literacia azul, que possam servir de complemento à programação do sistema educativo com uma forte aposta na valorização dos oceanos, enquanto fator de diferenciação e de construção de uma nova identidade nacional, mais ecológica e voltada para a conservação dos ecossistemas marinhos.

O Vaivém, o projeto de responsabilidade social do Oceanário de Lisboa, viaja há uma década pelo país com a missão de sensibilizar a população para a conservação dos oceanos. Mais de 170 mil portugueses participaram em atividades que exploram a literacia dos oceanos.

O município de Montalegre será o próximo “porto” a receber o Vaivém Oceanário, de 20 a 24 de outubro.


Conteúdo Recomendado