Europa quer todos a trabalhar até à idade da reforma

Objetivo é garantir melhores pensões e sustentabilidade do sistema.

A Comissão Europeia quer que os trabalhadores estejam empregados até à idade legal de reforma, de forma a beneficiarem de melhores pensões.

Isto porque as reformas dos sistemas de pensões realizadas em vários países da União Europeia não são suficientes para garantir a estabilidade dos sistemas nem acautelar os riscos de pobreza, dá conta o Diário de Notícias.

Segundo um relatório da Comissão, para que essa situação se inverta, é necessário que os Estados membros apostem em políticas que permitam aos trabalhadores manterem-se no mercado de trabalho até preencherem os requisitos legais ara acederem à reforma.

Além de garantir pensões mas elevadas, o prolongamento da vida ativa terá também benefícios no reforço dos sistemas, assegurando o pagamento de pensões adequadas também às gerações futuras.

Um estudo do Conselho de Ministros do Emprego e Política Social mostra que apenas cerca de metade dos europeus se aposenta na idade própria. Os outros acabam por fazê-lo antecipadamente por motivos familiares, de saúde e desemprego.


Conteúdo Recomendado