Carta Europeia de Turismo Sustentável atribuída à Serra da Malcata

Trata-se de uma estratégia integrada do ICNF e dos três municípios: Almeida, Sabugal e Penamacor.

A Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Europarc) atribuiu a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) à candidatura do território da Serra da Malcata dinamizada pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal.
A cerimónia de entrega do galardão decorreu na quarta-feira, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, durante a realização da “Charter Award Ceremony 2016”, promovida por aquela Federação Europeia.
“Na edição deste ano, a única Carta Europeia de Turismo Sustentável reconhecida por aquela entidade foi a ‘Terras do Lince’, representada pela Reserva Natural da Serra da Malcata, através do destino que integra os concelhos de Sabugal, Penamacor e Almeida”, refere em comunicado a Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com sede em Almeida, entidade responsável pela gestão e coordenação do projeto.
Para os promotores da CETS denominada “Gata-Malcata Terras do Lince”, “esta é uma relevante certificação do território que compreende a Reserva Natural da Serra da Malcata, numa estratégia integrada do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e dos três municípios, em estreita articulação com uma vasta parceria que integra agentes públicos e privados do território de influência”.
A “Terras do Lince” cumpriu “com as condições prévias para o reconhecimento da sua CETS, nomeadamente a análise da situação atual em todas as áreas relacionadas com o turismo, a elaboração de uma estratégia e a formulação de um plano de ação para um horizonte de cinco anos”, refere a fonte.
Findo o prazo de cinco anos, será reavaliado o reconhecimento formal por parte da Federação Europarc, esclarece.

Conteúdo Recomendado