Câmara de Fornos de Algodres tem Programa de Emergência Social para apoiar necessitados

O programa está em vigor desde o início do ano e já permitiu apoiar um casal estrangeiro, residente no concelho, que “estava em graves dificuldades económicas”.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, tem a funcionar um Programa de Emergência Social que permite “encontrar soluções rápidas de cariz excecional” para os munícipes expostos a situações de grave carência económica.
Segundo o presidente da autarquia de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca (PS), o Programa de Emergência Social “Fornos Por Nós” foi criado após o executivo municipal verificar que, “muitas vezes, a Segurança Social não consegue responder no prazo que é necessário, em situações de carência, em situações de questões sociais bastante gritantes”.
“E, como tal, o que nós entendemos é que, quando acontecem este tipo de situações, nós disponibilizamos um tipo de apoio em termos de alojamento, em termos de apoio financeiro para pagar a renda, para pagar a água, para pagar uma série de despesas que, às vezes, determinados agregados familiares não têm condições [para o fazer]”, justificou hoje em declarações à agência Lusa.
O autarca referiu que por parte da Segurança Social “não é fácil dar essa resposta tão célere como devia ser dada”, daí o município ter avançado com a medida de apoio social que visa o combate a situações de pobreza extrema que surjam no seio da comunidade.
Disse que o programa, que está em vigor desde o início do ano, já permitiu apoiar um casal estrangeiro, residente no concelho, que “estava em graves dificuldades económicas”.
Ao ter conhecimento do problema, e por também estar em causa a alimentação de uma criança, a autarquia de Fornos de Algodres “rapidamente” resolveu a situação e ajudou a colmatar as carências daquela família, contou Manuel Fonseca.
O Programa de Emergência Social “Fornos Por Nós” não tem uma dotação financeira específica atribuída, sendo que a autarquia vai gerindo as verbas “conforme as situações” e de acordo com os valores inscritos na rubrica da Ação Social do município, segundo o seu presidente.
No seu âmbito são concedidos apoios à população mais necessitada nas despesas de medicação e atos médicos, na aquisição de ajudas técnicas, no transporte, no pagamento de despesas de educação, no pagamento de despesas domésticas (géneros alimentares, faturação de água, eletricidade e gás) e de despesas com habitação (renda ou prestação).
Os apoios destinam-se a cidadãos em situação de comprovada carência social e económica que residam com caráter de permanência e se encontrem recenseados há mais de dois anos no concelho.
Os pedidos de ajuda são formalizados junto do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.


Conteúdo Recomendado