Figueira de Castelo Rodrigo instala observatório de astronomia em Barca d’ Alva

O equipamento vai ocupar o antigo edifício do Centro Náutico de Barca d´Alva, que vai ser readaptado às novas funções.

A aldeia de Barca d´Alva, junto ao rio Douro, foi o local escolhido pela Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo para instalar um observatório de astronomia, que vai custar cerca de 200 mil euros, foi hoje anunciado.
“O observatório de astronomia vai ficar localizado em Barca d’Alva tendo em conta não só a qualidade dos céus, ou seja a limpeza do céu, que permite efetivamente a observação em condições ideais e, por outro lado, também a questão relacionada com a localização ideal, por causa da atração turística”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
Segundo Paulo Langrouva (PS), o equipamento vai ocupar o antigo edifício do Centro Náutico de Barca d´Alva, que vai ser readaptado às novas funções, num investimento da ordem dos 200 mil euros, a candidatar ao programa Portugal 2020.
“Ora, considerando que nós temos ali um grande fluxo de turistas, nomeadamente dos navios hotéis do [grupo] Douro Azul e outros, interessa-nos ali aquela localização, porque também permite não só aproveitar o fluxo de turistas provenientes dos navios hotéis, mas também da vizinha Espanha. Temos ali várias localidades de Espanha que gostam deste tipo de iniciativas e que aderem com facilidade a este tipo de iniciativas”, justificou.
O autarca estima que o observatório de astronomia que vai ser instalado na aldeia de Barca d’Alva, localidade pertencente à freguesia de Escalhão, que dista cerca de 20 quilómetros da sede concelhia, possa ser inaugurado no prazo de um ano.
Referiu que a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo tem uma comissão internacional a trabalhar no projeto, que é liderada pelo astrofísico Pedro Russo, um “conterrâneo e filho da terra”, investigador mundial na área da astrofísica, que está ligado à Universidade de Leiden, na Holanda.
“Naturalmente que isto tem que ser bem estudado e bem planeado para que possamos efetivamente tirar um cabal proveito desta iniciativa”, referiu.
Paulo Langrouva afirmou que o município não está “com muita pressa em avançar com o projeto”, estando mais preocupado com a sua concretização “em condições favoráveis”.
Explicou que a estrutura será inovadora no distrito da Guarda e, “eventualmente”, até na região centro do país.
O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo possui “condições adequadas e propícias” para o desenvolvimento de atividades relacionadas com a observação das estrelas e dos astros, daí a aposta da autarquia na criação do observatório astronómico que terá as vertentes científica, cultural e educacional.


Conteúdo Recomendado