Beiras e Serra da Estrela promove turismo do interior em Espanha

Serão dinamizados momentos de degustação de vários produtos endógenos do território e “haverá também tempo para a prova de vinhos” das regiões vitivinícolas da Beira Interior e do Dão, entre outros.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela vai promover a região na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, “como destino turístico de excelência e o turismo do interior como um importante motor das economias locais”, foi hoje anunciado.

Com a presença na feira em Madrid, Espanha, que se realiza de 24 a 28 de janeiro, a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), com sede na Guarda, pretende que se “possa alavancar a estratégia das Beiras e Serra da Estrela para o ano que se inicia”, refere em comunicado enviado à agência Lusa.

A CIMBSE explica que “envolveu também os promotores privados de modo a levar até ao certame da capital espanhola ofertas turísticas e convidar os visitantes a conhecer o território das Beiras e Serra da Estrela”.

Serão dinamizados momentos de degustação de vários produtos endógenos do território e “haverá também tempo para a prova de vinhos” das regiões vitivinícolas da Beira Interior e do Dão, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e do “ex-líbris da região, o Queijo Serra da Estrela DOP (Estrelacoop)”.

Para António Miraldes, 1.º secretário executivo da CIMBSE, “esta é mais uma oportunidade” de apresentar a região a operadores turísticos, empresários da área e público em geral, “para potenciar ainda mais a procura” que se tem vindo a registar no território.

O responsável, citado no comunicado, realça que a participação na FITUR’24 se enquadra na “estratégia que tem vindo a ser traçada para, através do volume de visitantes ao longo de todo o ano, alavancar o tecido económico, cultural e social da região das Beiras e Serra da Estrela”.

A CIMBSE apresenta-se em Madrid com a mensagem “Acreditamos que o todo é maior do que a soma das suas partes”, num território onde se privilegia “a promoção e preservação do património único de cada um dos municípios como forma de potenciar o todo”.

“Serão destacados como principais eixos turísticos: a Saúde e Bem Estar, a Cultura e História, a Natureza e Aventura e o eixo da Gastronomia”, acrescenta.

A CIMBSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado