Rede de Judiarias de Portugal considera “magníficos” projetos de Almeida

http://www.jornaldeoleiros.com/2014/07/01/outros-concelhos/belmonte/camara-de-belmonte-avanca-com-providencia-cautelar-contra-fecho-de-escolas.html

O presidente da Rede de Judiarias de Portugal, Dias Rocha, valorizou na passada sexta-feira, os dois projetos que a Câmara Municipal de Almeida vai concretizar no concelho para dinamizar o turismo judaico, orçados em 860 mil euros.

A Câmara Municipal de Almeida anunciou, na passada sexta-feira, que vai criar o museu “Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e Cônsul Aristides de Sousa Mendes”, na fronteira de Vilar Formoso, e recuperar o edifício da Esnoga de Malhada Sorda. “Parabéns a Almeida por estes projetos magníficos. Poderão vir a engrandecer a grandeza museológica e monumental que Almeida já tem”, disse Dias Rocha na sessão de apresentação dos investimentos, realizada hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Almeida. O responsável, que também é presidente da autarquia de Belmonte, referiu que “o povo de Almeida pode ter orgulho por ter salvo muitas e muitas vidas” de judeus durante a II Guerra Mundial. Os projetos de Almeida são concretizados com o apoio que o Governo Norueguês está a dar à Rede de Judiarias de Portugal “e a fazer um investimento da ordem dos cinco milhões de euros, o que é muito significativo”, observou Dias Rocha. A Rede de Judiarias iniciou este mês um programa de intervenções de reabilitação e adaptação museológica do património sefardita português em 13 municípios, no âmbito do projeto Rotas de Sefarad, que é monitorizado pela Direção Regional de Cultura do Centro, foi anunciado. O programa Rotas de Sefarad, a executar até abril de 2016, é financiado em cerca de quatro milhões de euros pelo EEA Grants “2009-2014”, um mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA) através do qual a Noruega, Islândia e o Liechtenstein financiam diversas áreas prioritárias de ação junto dos países beneficiários do Fundo de Coesão da União Europeia, refere a Embaixada da Noruega em nota enviada à agência Lusa. Segundo a fonte, o programa de obras “tem um investimento previsto de mais de dois milhões de euros e será realizado em parceria com os municípios e com um conjunto alargado de parceiros técnicos das áreas da cultura e do turismo”. A Embaixada da Noruega em Portugal esteve presente na sessão realizada em Almeida pelo seu primeiro secretário Bent Bakken, que considerou o dia de sexta-feira como “um bom dia, quer para a cultura judaica, quer para o município de Almeida”.


Conteúdo Recomendado