Quase trinta concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Quase trinta concelhos de cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os 29 concelhos em risco máximo de incêndio estão nos distritos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Coimbra, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral, em especial a partir da manhã, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca a partir do final da tarde, tornando-se pouco nublado nas regiões do interior a partir do final da tarde.

Há também condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada até meio da tarde.

O IPMA prevê ainda vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral e descida acentuada da temperatura máxima.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até final da manhã, podendo persistir em alguns locais do litoral oeste e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida acentuada da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas para hoje no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (na Guarda) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 22 (no Porto) e os 32 (em Castelo Branco, Évora e Beja).


Conteúdo Recomendado